Terminado o primeiro semestre de 2016, já é possível fazer um balanço dos principais indicadores que medem os índices de violência na cidade. Esses sete medidores – número de homicídios, roubos a pedestres, roubos em transporte público, roubos de veículos, roubos a estabelecimentos comerciais, furtos e arrombamentos e roubos a residência – são o padrão definido pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS). Esses números colocaram Bento Gonçalves, no ano passado, como a 19ª cidade mais violenta do Estado.

Em 2016, quatro desses sete indicadores apresentaram redução em comparação ao mesmo período do ano passado. O primeiro semestre de 2015 registrou mais roubos a transporte público e de veículos, além de furtos, arrombamentos e roubos a residências. No entanto, os altos índices de homicídios, roubos a pedestres e a estabelecimentos comerciais cresceram nos seis meses iniciais.

A onda de criminalidade recente enfrentada pelo município, especialmente em junho, ajudou a elevar os números, especialmente desses três indicadores. O número de roubos a pedestres no sexto mês do ano passou de 32 em 2015 para 46 em 2016 – um aumento de 43,75%. No primeiro semestre inteiro, a estatística subiu quase 19%.

Já números relacionados a estabelecimentos comerciais impressionam ainda mais: saltaram de 25 para 50 em junho, o que significa 100% de aumento. Nos seis primeiros meses, 124 nesse ano contra 86 no ano passado, uma alta de 44%. No entanto, de acordo com o comandante da Brigada Militar, major Alvaro Martinelli, houve uma resposta imediata a esses crimes. “Efetuamos a prisão de quase quatro dezenas de indivíduos”, relata. De acordo com ele, essas detenções ajudaram a diminuir drasticamente os números após a onda de crimes do último mês do semestre, reduzindo também as estatísticas do mês de julho.

O alto número de homicídios também assusta: foram 18 apenas no primeiro semestre, contra 11 no mesmo período do ano passado (em todo o ano de 2015, foram registrados 21 casos). Isso representa um aumento de mais de 63% na comparação, podendo ser elevado para quase 82%, se contados os dois latrocínios registrados em Bento Gonçalves no ano – no entanto, esses casos não são levados em conta pelo indicador da SSP/RS.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 16 de julho