Após pouco mais de quatro meses de disputa, a Libertadores do Nordeste está próxima de seu fim. A primeira partida da final foi realizada no último domingo, 2 de junho, e colocou frente a frente dois dos principais times do torneio. 

O primeiro confronto da decisão da 18ª Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho foi vencido pelo S.R.A.C. Rosário, de Pinto Bandeira. O clube bateu o E.C. Ferroviário, de Nova Pádua, pelo placar de 2×1. A partida aconteceu na casa dos vencedores do confronto. 

O gol inicial da partida foi marcado pelo Ferroviário. O jogador Franciel anotou a marcação para o time visitante, deixando o confronto mais equilibrado do que se esperava. Antes do fim do primeiro tempo, houve a marcação de uma penalidade para o Rosário, e que foi desperdiçada por Pepe.

No retorno para o segundo tempo, o Rosário voltou melhor e impôs o seu jogo e a força do mando de campo. Pepe marcou o gol de empate, deixando o placar igualado em 1×1.

Na sequencia, Pepe se redimiu da cobrança desperdiçada na primeira etapa e virou a partida, colocando a vantagem para o Rosário. Com os dois gols da partida, Pepe se isolou na artilharia da competição com oito gols marcados. Ele ainda pode ser alcançado somente por Joceir, do Ferroviário, que tem sete gols na Libertadores.

O placar da partida agradou ao presidente do S.R.A.C Rosário, Valdir de Toni. “Foi um bom resultado. O início foi um pouco difícil, já que eles são experientes em finais. Depois que a gente perdeu o pênalti conseguimos reverter”, explica. Ainda segundo de Toni, o Rosário disputou a primeira partida da final com alguns desfalques, o que valoriza ainda mais a vitória.

Já para o lado do Ferroviário, o resultado negativo passou pela arbitragem. Para o dirigente do Ferroviário, Jair Borella, a atuação de Francisco Neto – árbitro da categoria A da Federação Gaúcha de Futebol – foi impactante no placar final. “Infelizmente a gente foi prejudicados pela arbitragem. Todo mundo comentou isso no pós-jogo. O resultado poderia ser outro”, afirmou. Entretanto Borella destacou que o Rosário teve grandes méritos da vitória dentro de campo, apesar da arbitragem.

A expectativa é que a segunda partida da final da Libertadores do Nordeste seja apitada por Leandro Vuaden, árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  Havia a possibilidade de Anderon Daronco, árbitro Escudo Fifa, apitar, mas a escala de arbitragem da CBF impossibilitou, já que ele atuará no fim de semana.

A segunda partida da decisão da Libertadores do Nordeste Gaúcho acontece às 14h30min de domingo, 9 de julho, em Nova Pádua. A vantagem é do Rosário, que venceu o Ferroviário por 2×1 em Pinto Bandeira.