Neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de maio, ocorre a 139ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Com o lema “Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz”, a edição deste ano deve reunir mais de 100 mil pessoas de várias cidades do país, que vem para agradecer e pedir bênçãos à Santa.

Horários das Missas
As missas no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em ambos os dias de festa, ocorrem às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min, no sábado, será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul Dom Alessandro Ruffinoni, e no domingo, pelo bispo diocesano de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi. Ao fim de cada celebração, será dada a tradicional benção dos objetos, das crianças e da saúde. Às 14h, haverá a récita do terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Às 18h, ocorre a hora Mariana.

Romaria da Juventude
O Setor Diocesano da Juventude de Caxias do Sul promove no sábado, 26, a 5ª edição da Romaria da Juventude. A concentração para a caminhada será às 6h30min, em frente ao MartCenter Shopping, às margens da ERS-122, em Caxias do Sul. Para os peregrinos que irão fazer a romaria a partir de outras cidades, cabe ressaltar que o encontro de toda a juventude acontece às 10h, no início da Avenida Dom José Baréa, que dá acesso ao Santuário. Às 10h15, a peregrinação se tornará única e seguirá até a esplanada da igreja, onde, às 10h30, será celebrada a missa – também realizada pelos jovens. A expectativa é que a 5ª Romaria da Juventude reúna mais de 300 pessoas. Os jovens são convidados a utilizar as camisetas e bandeiras dos seus grupos de jovens. O grupo também é convidado a levar consigo lenços brancos, que também serão entregues na Avenida 26 de Maio, em sinal de oração pela paz. Somente em caso de chuva muito forte é que a caminhada será cancelada. Isso será avisado na madrugada do sábado, dia 26, na página da ComMissão Jovem, no Facebook.

Transporte
Os romeiros que vierem de Bento Gonçalves terão disponíveis ônibus da empresa Bento Transportes. A compra das passagens e o embarque é feito na Rodoviária do município. Os horários de ônibus em direção a Caravaggio no dia 26, sábado, e no dia 27, domingo, estão marcados para às 8h, 9h30 e 13h30min. Para retornar a Bento Gonçalves, as passagens são adquiridas nos pontos de venda na esplanada do Santuário. No sábado, os veículos deixam o Santuário às 7h15, 8h45, 12h e 16h30min, e no domingo, haverá ônibus de Caravaggio para Bento às 7h15, 8h45, 12h, 16h30 e 17h30min. O valor da passagem custará R$ 9.

Municipal: No município de Farroupilha quem fará transporte de ida e volta ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, é a Bento Transporte, com custo de R$ 5,50 – mesmo valor cobrado no último ano. Ao todo serão disponibilizados 15 veículos, tanto no sábado como no domingo. O primeiro ônibus sai às 6h15 da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no centro, com uma parada na Estação Rodoviária de Farroupilha, e após o ônibus segue ao Santuário. O último horário de retorno à cidade será às 20h, com parada única na Igreja Matriz. Ao longo do dia não há horários definidos de saída do centro devido a oscilação do fluxo no trânsito. Assim, os veículos farão o trajeto conforme a demanda. As passagens na esplanada do Santuário serão comercializadas somente em um único guichê, específico para o transporte urbano, próximo ao estacionamento dos ônibus.