Mais de 95% das crianças gaúchas maiores de um ano e menores de cinco tomaram as vacinas que protegem contra a poliomielite e o sarampo durante a campanha de vacinação deste ano, ocorrida entre 6 de agosto e 14 de setembro.

O estado registrou os índices de 95, 53% de cobertura vacinal da pólio e 95,59% do sarampo. Para as cidades que ainda não atingiram a meta, a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que sigam com a campanha, aplicando as duas vacinas como uma dose extra ao calendário vacinal de rotina e continuem atualizando o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). As vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro para todas as faixas etárias.

Dados parciais da campanha

Ao todo, 387 municípios gaúchos alcançaram percentual igual ou superior à meta, 42 municípios estão com cobertura entre 90% e 95% e 68 estão abaixo de 90%. Das 19 Coordenadorias Regionais da Saúde (CRSs), apenas três ainda não atingiram a meta: a 1ª e a 2ª, que abrangem Porto Alegre e Grande Porto Alegre, e a 3ª, de Pelotas.

A 1ª e 3ª CRSs, porém, estão com dados próximos de alcançar a cobertura recomendada. A maior preocupação é a capital: Porto Alegre está com um dos menores índices do Rio Grande do Sul, com apenas 76,48%, e registra 22 casos confirmados de sarampo.

Os dados do resultado da campanha ainda podem sofrer alterações, pois dependem da digitação por parte dos municípios no Sipni.

Confira aqui o relatório dos dados vacinais por municípios.

Fonte: Ascom SES