A rede elétrica de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, está mais robusta e moderna. Somente no ano passado a cidade, líder na produção de vinhos no Brasil, recebeu da Rio Grande Energia (RGE) R$ 3,9 milhões em investimentos. Este valor serviu para que a distribuidora do Grupo CPFL Energia executasse 100 obras no município, sendo 95 de melhorias e modernização da rede de distribuição e cinco de novas ligações e extensão de rede.

Os investimentos feitos pela RGE beneficiam todos os 54.627 clientes do município. Entre as obras executadas, destacam-se a troca de postes de madeira por concreto e a aquisição de novos equipamentos que melhoram o atendimento direto aos clientes. Além disso, foram instalados novos religadores automáticos e reguladores de tensão, componentes que passaram a fazer parte da rede elétrica em maior número e que melhoram os níveis de confiabilidade do sistema. As obras também atenderam comunidades do interior, como a localidade de Vale Aurora que, no ano passado, teve nove postes de madeira substituídos por concreto e 400 metros de rede substituídos por cabeamento mais moderno em uma das etapas do Plano de Manutenção Preventiva da RGE.

Segundo o Consultor de Negócios da RGE, Rafael Dala Brida, a rede elétrica se coloca como um importante motor do desenvolvimento de Bento Gonçalves em virtude das características econômicas do município. “Temos dois polos, o vitivinícola e o moveleiro, que projetam Bento no cenário nacional dessas produções. A RGE tem ciência de que a rede elétrica é fator decisivo na competitividade de uma cidade e região e impulsiona o seu desenvolvimento e, por isso, investe fortemente para o fortalecimento cada vez maior de todos os componentes da rede elétrica de municípios como Bento Gonçalves”, destaca Dala Brida.

O Gerente de Serviços de Rede Leste da RGE, Marcos Gündel, comenta que uma série de obras serão executadas no decorrer de 2018 no município, como instalação de novos religadores automáticos, equipamentos responsáveis por restabelecer a energia num breve espaço de tempo quando não há danos físicos na rede. “Nosso processo é de melhoria contínua, temos planejada a inserção de novos componentes na rede que a deixarão cada vez mais fortalecida, especialmente para enfrentar as intempéries”, afirma Gündel.