A empresa Rio Grande Energia (RGE) constatou 295 irregularidades de diversos tipos envolvendo a distribuição de energia elétrica em Bento Gonçalves em 2017. As vistorias feitas pela instituição buscam casos de furtos, adulterações em medidas e ligações clandestinas. Os números correspondem de janeiro a julho deste ano.

A empresa constatou as irregularidades em pouco mais de 1000 vistorias realizadas pela RGE no município ao longo do ano. As irregularidades correspondem a cerca de 29% dos locais vistoriados.
Na região, o segundo município com maior número de vistorias realizadas foi Garibaldi. Foram 300, com constatação de 65 realizadas, o que corresponde a quase 22%. Depois, vem Carlos Barbosa, com 184 visitas e 35 irregularidades, num percentual de 19%.

Além disso, municípios menores da região também receberam vistorias. Em Monte Belo do Sul, foram 32 visitas, com quatro casos de irregularidades, ou 12,5%. Em Pinto Bandeira, foram sete casos de irregularidades após 27 vistorias, que representa quase 26%. O município com menos visitas foi Santa Tereza, com 16 inspeções para três irregularidades, ou quase 19%.

Entre os municípios de abrangência da RGE, são 37 localizados na região da Serra Gaúcha. O município com maior número de vistorias foi Caxias do Sul (Bento ocupa a segunda colocação), com mais de 7,2 mil visitas. Foram constatadas mais de 1,6 mil irregularidades, o que corresponde a mais de 23% de problemas. Somando todas as cidades, foram mais de 14,7 mil vistorias, com mais de 3,5 mil irregularidades constatadas, ou equivalente a mais de 24% das visitas.

Confira os números: