Uma reunião realizada na sede do Sindilojas debateu alternativas para a segurança no comércio. O evento foi uma resposta à série de arrombamentos que vêm ocorrendo em estabelecimentos comerciais da Capital do Vinho. O encontro ocorreu na tarde de segunda-feira, 28 de agosto, na sede do Sindilojas, na área central da cidade.

A preocupação é decorrente do aumento do número de registros de furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais, especialmente na área central. Em julho e agosto, diversas lojas foram alvo dos criminosos.

Entre as autoridades presentes, estiveram o secretário de segurança pública do município, José Paulo Marinho, o subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), major Alvaro Martinelli, o presidente do Consepro, Elton Gialdi. Compareceram ainda o presidente do CDL, Marcos Carbone, e do Sindilojas, Daniel Amadio.

O presidente do CDL, Marcos Carbone, destacou os prejuízos causados pelos arrombamentos aos estabelecimentos comerciais por parte dos criminosos. “Claro que a parte financeira nos preocupa, mas o aspecto mais grave é a questão psicológica, que afeta nossos empreendedores”, destacou.

O subcomandante da Brigada Militar, major Alvaro Martinelli, apresentou o aumento na estatística de furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais em relação ao ano passado. Em 2016, foram registrados 95 casos entre janeiro e agosto. Já em 2017, foram registrados 113 no mesmo período.

Em contrapartida, o major apresentou dados dos presos em flagrante por furtos e arrombamentos em 2017. Em 2017, das 61 prisões, apenas 12 permanecem recolhidos ao sistema prisional.

Em maio, por exemplo, de 10 prisões, apenas um encontra-se recolhido ao presídio. Em agosto, 20 prisões, com apenas quatro recolhidos. Os demais encontram-se em liberdade.

A reincidência também chama a atenção na estatística. 78% dos presos possuem antecedentes pelo mesmo crime.

Na avaliação do major, a Brigada Militar acaba fazendo uma espécie de “retrabalho”, prendendo os mesmos indivíduos repetidas vezes, mas que não permanecem recolhidos às casas de detenção. Os membros do Poder Judiciário não compareceram a reunião.

Consepro destaca ações feitas desde o início do ano

Já o presidente do Consepro, Elton Gialdi, ressaltou que outros crimes também preocupam a comunidade. Entre eles, estariam os roubos a residência.

Além disso, o presidente destacou as ações feitas pelo Consepro desde o início do ano. Entre elas, a construção de um alojamento dentro da sede do 3º BPAT, que permitiu a chegada de reforços para o efetivo da BM em Bento.