Após a eliminação na Divisão de Acesso, ocorrida no último fim de semana, diante do Avenida, nas quartas de final da competição, o Esportivo começa a se organizar para dar os próximos passos, tanto no segundo semestre quanto para o futuro do clube em 2018. Na próxima terça-feira, 30, uma reunião entre os membros da diretoria deve discutir alternativas para a equipe profissional. No ano passado, o Esportivo permaneceu fechado no segundo semestre, sem disputar as Copas FGF ocorridas na metade final do ano.

De acordo com o presidente do Clube Esportivo, Guilherme Salton, ainda não há uma posição sobre o que será feito no segundo semestre. De acordo com ele, o departamento de futebol do clube já trabalha no levantamento de custos e orçamentos para verificar a viabilidade, mas as decisões só serão tomadas a partir do encontro da semana que vem.

Segundo ele, a única decisão concreta é sobre a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas categorias de base. “Referente ao profissional, ainda não temos uma decisão concreta”, afirma.

Avaliação da campanha é positiva

Apesar da eliminação, o presidente do Esportivo avalia a campanha feita pelo clube como positiva ao longo da Divisão de Acesso. Mesmo sem alcançar o objetivo principal na temporada – o acesso à elite do futebol gaúcho – a campanha conduzida por Alex Xavier foi bem avaliada pela direção. “É uma campanha superior a do ano passado, por exemplo. Chegamos mais próximo dos resultados”, avalia.

A eliminação veio nas quartas de final da Divisão de Acesso, após derrota por 3×2 para o Avenida em placar agregado. Em Bento, vitória do Esportivo pelo placar de 2×1, com gols marcados pelo atacante Zulu. Já em Santa Cruz do Sul, a derrota pelo placar de 2×0, em jogo com três expulsões, selou o fim do sonho de retornar à elite em 2018.

Derrota, aliás, que foi a única sob o comando do técnico Alex Xavier. Desde que assumiu, na terceira rodada, e obteve um empate sem gols diante do Glória, em Vacaria, o treinador não perdeu na fase de grupos. Foram sete empates e cinco derrotas.

As únicas duas derrotas do alviazul na fase de grupos foram sob o comando do técnico Badico. O treinador, que conduziu o time na campanha da Divisão de Acesso de 2016, foi derrotado em duas oportunidades, uma em casa e na abertura da competição, diante do São Luiz de Ijuí, por 1×0, e outra na rodada seguinte, jogando fora de casa, diante do Brasil de Farroupilha, pelo placar de 3×2. A sequência de resultados negativos causou a queda do treinador do cargo.

O Esportivo encerrou a participação na Divisão de Acesso com 16 jogos, incluindo a fase de grupos e o mata mata. Foram seis vitórias, sete empates e três derrotas. No total, foram marcados 22 gols, contra 14 sofridos.

As semifinais da Divisão de Acesso começam a ser disputadas no domingo, 28, quando o Inter-SM recebe o São Luiz, às 15h30min. Já a outra partida, entre Avenida x Lajeadense, foi transferida para a próxima quarta-feira, 31, às 20h, por conta das fortes chuvas que assolam a região do Vale do Rio Pardo.