“Saudade do tempo em que uma pessoa irritante era a que falava demais ou não sabia a hora de ir embora. Os chatos hoje têm PhD”.
Gente chata fala devagar e de modo enrolado, dá para dormir 3 vidas completas enquanto ela conta algo que não te interessa. Como se reproduzem, mesmo sendo tão chatos? Literalmente, o milagre da multiplicação.
Gente chata usa clichês na conversa, porque não está nem aí para a resposta.
– E ai, como vai o trabalho novo?
– Então, estou um pouco preocup…
– Ah, meu diretor é uma pessoa extraordinária, disse que adorou meu último trabalho.
Ou então, como se não bastasse, são especialistas em coitadice, desmerecendo sua dor ou sofrimento, ou, sua vitória e conquista. Estão sempre muito melhor ou muito pior do que nós.
– Não tenho mais tempo para nada, só trabalho e estudo.
– Nem me fala, eu ando tão corrida que não consigo nem fazer minha unha, acredita?
– AH
É
MES
MO.
Não seja essa pessoa. Por obséquio.

Gente chata é tristeza de fim de domingo. Empurrão na balada. Mindinho no bidê. Feijão em pote de sorvete. Gente chata adora puxar assunto sobre seu ex e fazer brincadeira cheia de verdades que irão te machucar. Gente chata não enxerga quando você deu uma turbinada no corpinho, finge que nem viu. Tudo bem, elogios com inveja a gente nem precisa.
Seria clichê ou redundância dizer que elas só falam de si mesmas? Melhor deixar claro, uns tapas de luva às vezes resolve.
Uma vez gente chata era facilmente detectada. Era o solitário estranho, com manias e gostos estranhos. Seria eu, uma chata estranha, dizendo o que é estranho? Não, estou apenas contextualizando caricatamente para ficar mais interessante. Hoje o chato está ativo nas redes sociais (um dos piores), tem canal no Youtube, microfone e muita vontade de incomodar.
O exercício de ignorar e calar-se nos momentos certos deve ser trabalhado, para que nossa integridade não se abale. O que somos para quem nos conhece verdadeiramente sempre prevalecerá, a despeito das maledicências e opiniões distorcidas dos chatos de plantão. Todos, aliás, somos chatos às vezes, mas alguns extrapolam os limites de quaisquer normas de convivência, esforçam-se diariamente para o cargo.
Viver com gente chata é como uma ressaca, em uma noitada mal sucedida. Chega uma hora que a gente precisa se afastar, pelo bem da saúde física e mental.