O Senac-RS já tem os vencedores das Competições Senac de Educação Profissional – Etapa Regional, ocupação Serviços de Restaurante, realizadas entre 6 e 8 de dezembro, na Faculdade Senac Porto Alegre.

O evento reuniu nove competidores de quatro escolas – Senac Bento Gonçalves, Senac Comunidade, Faculdade Senac Porto Alegre e Senac Torres – que participaram de desafios reais da profissão durante os três dias de provas. Na última sexta-feira, 8 de dezembro, aconteceu a cerimônia de premiação.

Em primeiro lugar ficou o competidor Leonardo Linhares da Silva, do Senac Comunidade; em segundo, Marlos Lorenzo da Rocha Freitas, da Faculdade Senac Porto Alegre, e, em terceiro, o representante do Senac Bento Gonçalves, Chrystian Paiva. Os dois melhores alunos (1° e 2° lugar) na ocupação seguem treinando juntos.

Em 2018, haverá a eliminatória nacional das Competições Senac de Educação Profissional, sendo que seus vencedores representarão o Brasil na WorldSkills 2019, a maior competição de educação profissional do mundo que acontecerá em Kazan, na Rússia.

Em setembro deste ano, o Senac-RS já selecionou alunos que, no ano que vem, participam da disputa nacional nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha e Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Durante a premiação da etapa regional, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, destacou as medalhas de excelência conquistadas nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, durante a WorldSkills em Abu Dhabi, realizada em outubro deste ano. “Participar das Competições Senac e de uma WorldSkills é um desafio muito grande.

A área de Serviços de Restaurante carece de profissionais qualificados, há um espaço muito grande para os profissionais qualificados trabalharem. Não tenho dúvida que o competidor que se destacar nesse segmento e representar o Brasil em uma WorldSkills tem o futuro garantido”, acrescentou.

Histórico do Senac-RS na WorldSkills

Em 2016, o Senac Brasil criou uma nova forma de seleção para participar da WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo. A instituição lançou as Competições Senac de Educação Profissional.

O Senac-RS venceu a etapa nacional das competições e teve três representantes na WorldSkills 2017: Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Goulart, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, em Cabeleireiro. Os três representantes conquistaram medalha de excelência na competição internacional.

Realizada a cada dois anos, em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

Neste ano, o Brasil teve um excelente desempenho na competição que aconteceu em Abu Dhabi, entre 14 e 19 de outubro. A delegação do País, composta por 56 alunos do Senac, Senai e Instituto Federal, conquistou 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de 26 medalhas de excelência, ficando em 2º lugar no ranking geral que considera a pontuação, com um total de 34.901 pontos. A Rússia foi a primeira colocada, com 35.461 pontos.

Etapa regional Competições Senac de Educação Profissional – Vencedores ocupação Serviços de Restaurante

1° lugar: Leonardo Linhares da Silva – Senac Comunidade

2° lugar: Marlos Lorenzo da Rocha Freitas – Faculdade Senac Porto Alegre

3° lugar: Chrystian Bagiston Paiva – Senac Bento Gonçalves