O repasse de recursos para o Fundo Municipal de Cultura vota a ser discutido entre prefeitura e os integrantes da classe artística. O poder público definiu que os valores serão oriundos da Unidade de Referência Municipal (URM) e as sobras de final de ano terão que ser devolvidas aos cofres do município. Porém, o Conselho Municipal de Políticas Culturais quer promover alterações na proposta apresentada pelo Executivo. Um encontro para a definição de um acordo deve ocorrer na próxima semana.

De acordo com o presidente do conselho, Cristian Bernisch, ainda no mês de agosto a prefeitura enviou uma proposta oficial para análise do grupo de conselheiros. Na proposta, o Executivo sugere que seja repassado ao fundo o montante de 6.200 URMs, o equivalente a R$ 607 mil. Além disso, a prefeitura exige que a sobra de valores ao final de cada exercício seja devolvida aos cofres municipais.

O presidente afirma que a oferta foi muito bem recebida pelos conselheiros, mostrando que há uma preocupação do poder público com as questões culturais da cidade. Porém, os conselheiros pretendem fazer algumas considerações para que o projeto seja finalizado e enviado à Câmara de Vereadores. Bernisch revela que o conselho entende que o valor a ser repassado não é suficiente. Para isso, irão sugerir o repasse de 8 mil URMs, o equivalente a R$ 783,6 mil.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 24 de setembro.