Uma comitiva liderada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE, esteve reunida na manhã de quarta-feira, 2 de maio, com o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rui Vicente Oppermann, na sede da universidade em Porto Alegre. O objetivo foi retomar as tratativas para a instalação de um campus da universidade na região do Vale dos Vinhedos.

Segundo o reitor Oppermann, a UFRGS não está em condições financeiras de fazer novos investimentos neste momento, mas a Serra Gaúcha para eles é prioridade. O primeiro passo será a renovação do acordo de cooperação com a AMESNE. “De imediato queremos estar mais próximos dos municípios, atuando através de núcleos de inovação tecnológicos para depois levarmos uma extensão” afirmou Oppermann.

Conforme o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin que liderou a AMESNE até o final do mês de abril, uma comissão segue trabalhando para estreitar estes laços, que deram uma nova esperança para a região. Entre as propostas da reitoria, está inserir na Serra, núcleos de inovação tecnológico. “Com a manifestação da reitoria, agora seguimos com um planejamento para proporcionar a infraestrutura adequada ao campus, colocando nossas intenções inclusive neste acordo que vamos renovar em seguida” destacou Cettolin.

O Chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Mauro Celso Zanus reforçou o interesse em disponibilizar a área de terras de cerca de 24 hectares, localizada em Linha Baú, em Garibaldi.

O prefeito de Veranópolis e atual presidente da AMESNE, Waldemar de Carli reforçou o interesse da associação em trazer a universidade para perto da região, tratativas que iniciaram ainda em 2009. “Vamos lutar para que esta aproximação ocorra e vamos articular uma nova reunião entre integrantes da associação e reitoria, para darmos continuidade a proposta de aproximação da instituição da Serra” reforça o presidente.

Participaram da comitiva os prefeitos de Garibaldi, Antonio Cettolin, de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Veranópolis Waldemar de Carli (atual presidente da AMESNE), o chefe da EMBRAPA, Mauro Celso Zanus, o ex-prefeito de Nova Araçá e ex-presidente da AMESNE, Aícaro Umberto Ferraro, representantes de entidades empresariais, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC-BG, Elton Paulo Gialdi e da Câmara de Indústria e Comércio – CIC Garibaldi, Alexandra Nicolini Brufatto. Da UFRGS participaram o reitor, Rui Vicente Oppermann, Vice-Reitora, Jane Fraga Tutikian, Diretor do Parque Tecnológico, Marcelo Soares Lubaszwqski, chefe de gabinete, João Mello, Superintendente de Infraestrutura, Edy Isaias Junior e Pró – Reitor de Pesquisa, Luís Lamb.

Foto: Reprodução

Fonte: Ascom P.M. Garibaldi