Este livro é uma verdadeira mina de ouro. O jovem artista e escritor Austin Kleon, mostra no livro que todos podem ser criativos, e afirma que as melhores ideias são roubadas.

Sim, roubamos ideias de outras pessoas, mas não simplesmente a reproduzimos, pois isso sim é plágio e uma degradante imitação. Roubar como um verdadeiro artista é se espelhar em seus ídolos e copiar suas ideias fazendo melhor, fazendo o que eles deviam ter feito e não fizeram, usando a ideia para outro fim, juntando várias ideias em uma só. Roubar como um artista é escrever o livro que você quer ler, é mudar o rumo da história quando a original estiver ruim, pois Austin acredita que as pessoas precisam se libertar do fardo de terem que criar coisas do nada. Isso não existe. As primeiras obras de arte, as pinturas rupestres foram baseadas em algo, porque deveríamos achar que criatividade surge do nada? Olhe para o seu cotidiano como matéria prima para o seu trabalho, seja ele qual for.

Para melhorar ‘o roubo’ na prática, Austin criou um diário, o Roube como um artista – O Diário – Um caderno de anotação para Cleptomaníacos. Este diário tem inúmeras atividades para cumprir, com o intuito de melhorar a criatividade. Leve o diário para onde for e faça as atividades, pelo menos uma por dia, para exercitar a massa cinzenta.