A partir de segunda, a revisão tarifária da Corsan que reajusta os valores de 7,69% na tarifa de água. O valor foi homologado para as 301 cidades que são conveniadas com a Agência Nacional de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

De acordo com a estatal, a revisão tarifária é realizada a cada cinco e visa reequilibrar os custos para manutenção do serviço, considerando uma cesta de itens que impactam no estudo. Conforme a Corsan, o aumento na conta da água é uma etapa diferente do anual reajuste de tarifa, e tem como principal objetivo readequar os valores, buscando dar maior capacidade de investimento para a Companhia, levando em conta todos os municípios atendidos.

No início da discussão, a companhia propôs para a revisão dois índices (25,84% e 13,54%). Porém, a Corsan se posicionou desde o início para que o índice de 13,54% fosse priorizado na tomada de decisão, em razão de que este contem a base consolidada dos ativos fixos e não uma base em tratamento. No entanto, durante audiência, a Agergs optou por um índice menor, acordando com a Corsan que, ao finalizar o processo de análise de ativos, a empresa vai ajustar a metodologia do cálculo apresentado e no próximo ano o tema será retomado, juntamente com a definição do percentual de ajuste tarifário. Na ocasião, o Conselho Superior aprovou o índice de 7,69% para os Municípios que fazem parte da regulação da AGERGS, mais a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de São Borja (AGESB).