A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizou na segunda-feira, 5 de novembro, a eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Com 11 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções, o vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) será o novo presidente do Legislativo a partir do próximo ano.

Na sessão também foram escolhidos os demais cargos da Mesa. O vereador Jocelito Tonietto (PDT) assume o posto de vice-presidente, após receber 11 votos. Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PTB), foi eleito para a primeira secretaria com 16 votos favoráveis e um contrário. O posto de segundo secretário será ocupado pelo vereador Sidinei da Silva (PPS), que recebeu 15 votos a favor.

Durante o seu discurso, Pasqualotto agradeceu aos vereadores que apoiaram a sua candidatura e prometeu empenho para continuar o processo de transparência do Poder Legislativo. “O objetivo é conduzir esta Casa com muita democracia e transparência. Eu não venho com o discurso de que nós iremos mudar tudo, mas vamos trabalhar para continuar com esse belo trabalho”, ressalta.
Indagado pela reportagem do Semanário sobre o processo de escolha dos novos integrantes da direção da Casa Legislativa, o vereador considerou o pleito agitado e que, na sua opinião, poderia ter se evitado o que ele considerou transtornos. “Alegaram que havíamos perdido o prazo para a inscrição de candidaturas. Nós consultamos o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), além de advogados de fora da Casa, que deram parecer favorável à minha inscrição. Todo esse clima criado durante a sessão de segu nda-feira e nos dias que antecederam a votação poderia ter sido evitado. Uma coisa é você vencer no voto, mas essa pressão que ocorreu não foi legal”, afirma.

O atual presidente da Câmara, Moisés Scussel Neto (PSDB), desejou uma gestão progressista aos vereadores que irão ocupar a nova Mesa e falou sobre o respeito às decisões. “Quando nós vivemos em uma democracia, estamos sujeitos a vitória ou derrota. Mas o mais importante é termos posição e saber respeitar os posicionamentos, mesmo discordando. As disputas internas são naturais, mas as maiores concorrências do dia a dia estão voltadas ao bem estar da vida da nossa população”, salienta.

Conforme o vice-presidente eleito Jocelito Tonietto, a nova Mesa Diretora deverá trabalhar independente de cores partidárias. “No que depender de mim e ao meu alcance, irei fazer por Bento Gonçalves. Quem planta o bem, colhe o bem”, afirma.

A Mesa Diretora é o órgão que administra a Câmara e conduz o processo legislativo. Ela é eleita para um mandato de dois anos. A nova direção da Casa Legislativa assume a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

Presidente biênio 2019/2020

Rafael Pasqualotto – Progressistas

Vice-Presidente

Jocelito Tonietto – PDT

1º Secretário

Paulo Roberto Cavalli (Paco) – PTB

2º Secretário

Sidinei da Silva – PPS