Recebi o recado na mais recente crise de bronquite. Desde então, passei a observar atentamente os sinais, mas, na falta de maior especificidade, fico aqui remoendo as coisas. Afinal, que fatores estão me manipulando a ponto de deixar meu tórax numa chiadeira dos infernos?

Alergia? Eu sei! Eu e minha cachorrinha somos igualmente alérgicas. E é um estresse. Muda o tempo, a coceirinha se estabelece no fundão da garganta, e o resto vem.

Mas há controvérsias. Tem gente que diz que meus soldadinhos, os que cuidam da imunidade, estão me atacando porque andam desgostosos. Querem ter vez e voz, estão cansados de tirania, assim como num país vizinho que está caindo de maduro.

Acho que é a tal somatização, ou seja, a soma de corpo e mente, cujo resultado nem sempre é matemático. Pelo o que apreendi de minhas leituras, quando não conseguimos lidar com nossas emoções, o organismo entra em colapso numa espécie de dominó. O psíquico manda um whats para o cérebro informando que tem algo ruim acontecendo; este, por sua vez, envia a mensagem para todo o grupo do sistema imunológico, que posta no face, no instagram e no twitter. Daí para o adoecimento é um tapa.

Segundo meus psicólogos de plantão, estou sofrendo de constipação verbal. Preciso liberar, através de palavrões, a carga de rejeitos que ficou no elevador travado (não sobe nem desce).

Dizem que os xingamento ajudam a relativizar as emoções. Os nomes sujos moram nos subterrâneos da cabeça, que é uma zona que esconde nossa parte primitiva, animal. Gritando o palavrão, a gente vai direto ao ponto, revelando a emoção do momento, impedindo que o reservatório límbico se entupa de vontades contidas e acabe mandando um recado para o peito desenvolver bronquite asmática.

A título de experimentação, tentei destravar minha língua em um grupo íntimo do whats, mas o corretor ficou me monitorando sem que eu percebesse. Depois de enviada a mensagem, conferi.

Estava assim:

Oi, turma do “carvalho”! Almoço aqui, em casa, hoje. Quem não vier vai se “ferver”.

Preciso trocar de smartphone antes que ele também comece a chiar.