O aprendizado é um processo complexo que exige um conjunto de pré-requisitos para que o indivíduo esteja preparado para assimilar e usar o que lhe está sendo ensinado. Para iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a criança precisa ter alcançado certo nível de desenvolvimento global, ou seja, físico, intelectual, afetivo e social. Outros fatores importantes são: a maturação, as experiências passadas e a motivação.

Quando a criança está pronta para a alfabetização (leitura e escrita) ela deve preencher certos requisitos, tais como:

* Aquisição de fatos, conceitos e significados.
* Coordenação auditivo-motora para execução das ordens contidas numa história.
* Discriminação e memorização visual para reconhecer diferenças e semelhanças.
* Capacidade de ouvir com atenção.
* Discriminação auditiva para reconhecer o som das palavras que rimam e completar com palavras adequadas.
* Capacidade de pronúncia.
* Habilidade de reprodução motora e gráfica de movimentos.

Para não esquecer!

A infância tem muitos detalhes e encantos. Atropelar o seu percurso provoca prejuízos que serão levados para toda a vida. Exercitar a paciência, aguardando o momento oportuno para vivenciar todas as importantes fases da criança, é uma lição de sabedoria que pais e educadores necessitam aprender para respeitar.