A prova de Redação do Vestibular 2019, aplicada nesta segunda-feira, 7 de janeiro, apresentou o texto “Os adolescentes que merecemos”, de Contardo Calligaris. O autor aborda o caso de uma adolescente norte-americana que velejou sozinha e enfrentou uma tempestade entre a África e a Austrália. Os candidatos foram demandados a escrever um texto dissertativo sobre as ideias expressas por Calligaris e, para isso, deveriam expor sua opinião de forma clara e desenvolver argumentos que sustentassem seu ponto de vista.

A prova traz, ainda, um contexto que deve ser considerado: o candidato foi aprovado no Vestibular, está cursando, no primeiro semestre da graduação, a disciplina de Língua Portuguesa e o texto de Calligaris foi discutido em sala de aula. Nessa situação hipotética, cada aluno deve escrever uma redação que será lida em voz alta para os colegas. Os candidatos deveriam escrever um texto de 30 a 50 linhas, além do título, e como argumentação poderiam utilizar exemplos presenciais, situações presenciadas, fatos e acontecimentos.

A avaliação do texto será feita em duas modalidades – analítica e holística – por examinadores diferentes, e cada um atribuirá escores independentes entre 0 e 10. Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem uma diferença maior ou igual a 2,5 pontos, a redação será reavaliada por outro examinador, que irá ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou atribuir nova nota. O resultado final será calculado pela soma dos escores das modalidades analítica e holística, em um escore entre 0 e 25.

O Vestibular 2019 segue até a quarta-feira, 9 de janeiro. Amanhã, terça-feira, serão aplicadas as provas de Biologia, Geografia e Química. Na quarta, os exames de História e Matemática encerram o concurso. Nesta edição, 28.503 candidatos concorrem a 4.017 vagas, distribuídas em 90 cursos de graduação. Todas as informações sobre o Vestibular estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Seleção.

Fonte e foto: Secom UFRGS