A imagem do padroeiro da comunidade há 29 anos está exposta na igreja abençoando a todos que lá adentram. São Luiz Gonzaga, o protetor dos jovens, foi escolhido pelos moradores do bairro Glória como forma de proteger os mesmos da violência e drogas que eram frequentes na localidade. Ele é o Patrono da Juventude por sua tenacidade e perseverança em perseguir o ideal de santidade e morreu aos 23 anos de idade, após contrair a doença da peste.

Antes da capela ser inaugurada no ano de 2012, as celebrações, festividades e orações eram realizadas no salão da comunidade, por ainda não ter um local adequado para este fim. Uma das curiosidades é que o primeiro símbolo religioso a fazer parte do local foi um pôster de Nossa Senhora Três Vezes Admirada. De posse deste, que atualmente está instalado junto à porta de entrada da igreja, os locais realizavam orações e, devido a isso, nos primeiros anos a santa foi vangloriada como padroeira da localidade. “Ele foi trazido de Santa Maria e doado para a comunidade como forma de demonstrar a fé dos munícipes. Emolduramos e o instalamos em nossa igreja como forma de lembrar o início da devoção na localidade”, comenta Osmar Casagrande, da equipe administrativa.

Anos mais tarde, no dia 10 de julho de 1988 ocorre a primeira festividade em caráter religioso, ainda sem igreja. Nesta data, a comunidade elegeu como padroeiro São Luís Gonzaga, sensibilizados por muitas mortes provocadas por brigas entre os jovens. A estátua do santo também foi doada por pessoas da comunidade. “Em nossa igreja temos duas estátuas do padroeiro. Uma delas, a que foi doada, é fixa. A outra, em tamanho maior, é utilizada em celebrações e festividades diversas quando necessária”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 18 de junho.