É difícil quando, em tempos de crise, um brasileiro escuta que foram abertas mais de 200 empresas em apenas uma cidade e somente no ano de 2016. Mas são realmente esses dados que Bento Gonçalves apresenta. A cidade mantém os índices dos últimos dois anos, sendo que, em 2014 foram abertas 1.609 empresas e em 2015, 1.760. Inclusive, há também, bons números ao que se refere a emprego. Pois quando existe possibilidade do setor da economia movimentar o município, há também pessoas mais esperançosas por um futuro melhor.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, comentou sobre as informações que foram dadas pelo prefeito Guilherme Pasin, durante o jantar que abriu a agenda de palestras de 2016 do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), no dia 21 de março. “Em tempos de crise, de alta taxa de desemprego no País, os brasileiros ficam um pouco espantados quando escutam números como esses”, afirma.
Segundo o secretário “Bento está recebendo empresas de diferentes portes e que acolherá distintos profissionais. Desde micro empreendedor individual que acolhe um funcionário, até grandes empresas que comportam mais de 500 assalariados”. O secretário afirmou que ainda há algumas empresas que estão em processo de instalação e que, assim que estiverem em atividade, movimentarão o setor empregatício. “Temos uma ampla variedade de empreendimentos se alojando no município, alguns bento-gonçalvenses que foram afastados de algum cargo, criaram seu próprio negócio (como micro empreendedor individual, por exemplo), e assim já conseguem ter um funcionário. Isso faz circular a ótima mão de obra qualificada que temos”, salienta.
Ressaltando a baixa questão do desemprego de Bento Gonçalves o Secretário comenta que a secretaria e as autoridades trabalham para manter o bom desempenho. “Temos uma média altíssima perto de muitas outras cidades do Rio Grande do Sul, estamos tão bem, que há duas semanas, o SINE estava ofertando somente 22 vagas para área industrial. Nossa mão de obra qualificada é alta, e isso atrai as empresas para o município, eles querem estar em um local onde a prestação de serviço seja de qualidade”, acrescenta.

O Titular da Pasta confirma que na cidade há pessoas com muito conhecimento, em função das instituições que formam técnicos, e que fazem com que os funcionários sejam muito- requisitados. “As pessoas se formam aqui, fazem cursos aqui, crescem aqui e depois saem para outros lugares com expectativa de encontrar mais ofertas de empregos, mas nós não podemos deixá-los irem, temos que mantê-los aqui, com toda sabedoria que foi adquirida ao longo de suas trajetórias. E uma coisa é possível acrescentar: com essas empresas que estão sendo instaladas, manteremos nosso viés econômico aliado aos bons índices de emprego”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 23 de abril de 2016.