Após 23 meses em execução e ter proporcionado conhecimento sobre a procedência da merenda escolar a mais de 650 alunos, o projeto Olhar Atento – Ciências Para a Vida recebeu na última terça-feira,11, um importante reconhecimento publico. A iniciativa foi contemplada no 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP), que foi promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária de Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS).

O aplicativo de celular Turismo Bento também recebeu certificado. O tema deste ano foi Soluções de Mobilidade Urbana e Rural: Caminhos para o Desenvolvimento.
O projeto, de autoria da Secretaria Municipal de Educação (SMED), foi desenvolvido com intuído de incentivar a boa alimentação e despertar o gosto das crianças da cidade por frutas, legumes e produtos naturais. “É muito importante que as crianças saibam de onde vêm a comida que consomem durante os lanches, e, além disso, ainda aprendem a se alimentar com qualidade”, comenta Luiza Fabris, mãe de um aluno envolvido no projeto. Atualmente 93% dos alimentos da merenda escolar dos educandários públicos municipais são provenientes da agricultura familiar.

A proposta conjunta entre a SMED e a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura é resultado da política municipal de qualidade do ensino, onde o aprendizado excede à sala de aula e leva os estudantes a buscarem novas formas de conhecimento e construção da cidadania. “A didática como envolvemos os alunos com estudos dentro da sala de aula e com saídas a campo tem transformado as crianças. Presenciamos mais aumento e dedicação com os estudos, e estamos entregando ao mundo cidadãos mais conscientes e respeitosos”, destaca a secretária de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasques.


Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 15 de novembro.