Na sessão plenária de segunda-feira, 21, será discutida a possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento de vídeo nas áreas externas das agências dos correios e das instituições bancárias e financeiras. O projeto de Lei é da autoria do vereador Márcio Pilotti (PMDB) e entra em votação em regime de urgência.

Pilotti destaca a preocupação com a vida dos bento-gonçalvenses, tendo em vista que a criminalidade é recorrente principalmente nestes postos de serviços e, por falta de imagens ou de provas, a identificação dos criminosos acaba ficando mais lenta ou sem solução. “Acreditamos que este meio de segurança seja eficaz e de muita importância para nossos cidadãos. Conto com o apoio de meus colegas para a aprovação”, afirma.

Conforme o projeto, a instalação obrigatória fica por conta das agências, que devem apresentar sistemas de câmeras de vídeo em permanente funcionamento nas suas áreas externas, na quantidade suficiente para abranger todo o seu entorno. As imagens deverão possibilitar a identificação e reconhecimento de pessoas que transitarem pelo local. Os arquivos deverão ser armazenados em lugar seguro em poder do estabelecimento e preservados pelo período mínimo de 90 dias.

A partir da validação da lei, os proprietários dos estabelecimentos tem prazo de 180 dias para colocar em prática a medida, sujeitos à multa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.