O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações – uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – levará criações brasileiras ao lounge Brazil S.A, em Milão. A mostra de tendências é realizada paralelamente ao Salão Internacional do Móvel, de 9 a 14 de abril de abril.

Serão expostos produtos de 15 estúdios integrantes do projeto, que promove a inserção competitiva de fabricantes de insumos, componentes, tecnologia e serviços de design para a indústria do mobiliário no mercado externo. O tema “Reflexos”, escolhido para a segunda edição da mostra, propõe uma experiência multissensorial que envolva público e expositores em um contexto narrativo de referência cultural e emocional brasileira.

Para a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, o design é uma ferramenta de competitividade e diferenciação no mercado global de móveis. Por isso, a criatividade brasileira é valorizada em todas as ações da entidade, incluindo o Projeto Orchestra Brasil. A inclusão desse segmento no projeto é inédita, pois até 2012 a prestação de serviços não fazia parte de suas ações. Atualmente, a iniciativa conta com 95 empresas de insumos, componentes, tecnologias e design para o setor moveleiro. “Acreditamos no potencial criativo de nossos profissionais e no grau de inovação do mobiliário por eles concebido”, destaca.

Os móveis que participam da mostra, realizada no Palazzo Giuresconsulti, região central de Milão, foram selecionados pela curadoria da Casa Brasil 2013.