Nesta edição do Projeto Falando Sobre, o tema em destaque será os “Processos de Imigração no Brasil”, ontem e hoje. O evento ocorre no dia 27 de setembro, às 19h30min, na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes.

O evento é aberto ao público e conta com a apresentação de cada painelista, e interação do público. Para debater o tema estão confirmados a doutora em Letras pela UCS, Carina Postingher Balzan; o pós-graduado em administração escolar, supervisão e orientação pela Unisinos, Ícaro dos Santos Langaro; o graduado em história pela UCS e graduando em história cultural africana, Segundo Oliveira; e o presidente Regional do Sindilojas, Daniel Amadio.

O Projeto faz parte do Programa Cultura do Bem, que tem por objetivo, através de atividades culturais, auxiliar os menos favorecidos com a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis ou ração para cães ou gatos. Os itens são arrecadados na noite do evento e posteriormente destinados a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social ou ao gabinete da Primeira Dama.

Confira os Painelistas

Carina Fior Postingher Balzan: Possui Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literatura, Mestrado em Letras e Cultura Regional e Doutorado em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, atuando nas áreas de Leitura e Produção Textual, Literatura e Formação de leitores. Coordena o Projeto de Extensão: Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no Campus Bento Gonçalves. E, desde 2015, contribui como voluntária no projeto de Conversação para imigrantes, desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, do município de Garibaldi.

Ícaro dos Santos Langaro: Natural de Porto Alegre, possui formação em História – Unisinos. É pós-graduação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação. Foi funcionário do banco Santander de 1997 a 2013. Atualmente, é professor nomeado na rede estadual e leciona história, filosofia e sociologia no Ensino Médio e EJA nas escolas Imaculada Conceição e Visconde de Bom Retiro.

Daniel Amadio: É empresário comerciante desde 1980 formado em Gestão do Varejo pela UCS. Possui cursos de gestão, liderança, recursos humanos, tributos, e especialidades em Micro e Pequenas empresas. Participa da diretoria do Sindilojas-BG há 08 anos, sendo 04 anos como Vice-Presidente e 04 anos como presidente. É Presidente do Observatório do Social de Bento Gonçalves desde a fundação. Foi Diretor da Fercomercio/RS desde 2014 e recentemente eleito Vice Presidente em 2018. É Conselheiro do Grupo Copersind (Conselho Permanente das relações sindicais) Fecomércio/RS; Conselheiro do Grupo Contur (Conselho de Turismo) Fecomércio/RS; Conselheiro do Grupo Copos (Conselho permanente de orientação sindical) Fecomércio/RS; e Coordenador da CCI – Comissão de Combate a Informalidade da Fecomércio/RS. Apoia, representando a iniciativa privada, a Frente Parlamente de Combate a Informalidade da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. É Conselheiro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) – Bento Gonçalves; Conselheiro do Condebento (Conselho de Desenvolvimento) – Bento Gonçalves e também Representante do Sindilojas BG no Conselho Superior da Fundaparque e da iniciativa privada como conselheiro na PPP (Parceria Público Privada) de Bento Gonçalves.

Segundo Oliveira: Formado em Licenciatura Plena em Historia pela UCS, é professor de curso pré-vestibular há 20 anos e também professor de Ensino Médio. Segundo está estudando Especialização em Cultura Africana.

Serviço
Data: 27 de setembro
Horário: das 19h30min às 21h30min.
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Aberto ao público mediante a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para cães e/ou gatos que serão destinados ao Programa Cultura do Bem
Público-alvo: instituições de ensino do município e público em geral
Para participar e, após o evento gerar o seu certificado online, inscreva-se pelo site http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social