A deputada federal Joice Hasselmann (PSL), líder do governo na Câmara dos Deputados, esteve no Município neste sábado, 27, durante reunião do Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico. O encontro foi realizado no hotel Spa do Vinho e debateu a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho.

O projeto de lei de autoria do ex-deputado federal João Derly, arquivado após o deputado não se reeleger, visa isenção de impostos para na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região. “Desde sua criação o que queremos mostrar para o governo não é o que ele vai deixar de arrecadar e sim o que vai movimentar. Desonerar o vinho na região produtora faz com que se movimente o turismo”, destaca o Secretário de Esportes do Estado, João Derly.

A solicitação de desarquivamento já foi efetuada por iniciativa dos deputados Jerônimo Goergen (Progressistas) e Carlos Gomes (PRB).

De acordo com dados do Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos na venda direta de vinhos aos turistas e visitantes, podemos incrementar sobremaneira este fluxo, gerando novos empreendimentos, empregos e desenvolvimento econômico e social em toda região Uva e Vinho”, destacou a sócia-diretora do Hotel, Deborah Villas-Bôas Dadalt.

Em seu pronunciamento o Prefeito Guilherme Pasin lembrou a representatividade do setor. “O setor vitivinícola é muito representativo socialmente e economicamente. A atividade impacta na vida de mais de 25 mil famílias,  que sobrevivem da uva e vinho no nosso Estado”,  disse.

Emocionada a Deputada Joice Hasselmann lembrou do avô, que era produtor de uva e vinho. “Estou muito confortável e emocionada de estar aqui hoje, pois, lembrei do meu avô que fazia vinho em casa. Desde muito cedo acompanhei este processo de produção do suco, da uva e do vinho, e quando vocês falam com muita paixão da bebida, das famílias que plantam e colhem, eu entendo e lembro da época mais feliz da minha vida, ajudando a colher uva do parreiral no quintal do meu avô. Estar aqui, é voltar para minha infância. Com tudo com que vocês expuseram aqui, não vejo lógica de não ter um processo de incentivo para esta região, contem comigo, a partir de agora eu faço parte dessa frente e vou ajudar a fazer esta região se desenvolver, e lembrar do meu avô cada vez que eu pisar aqui”, afirmou.

Outra demanda do setor é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do vinho. Em março, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) também participou de reunião do Fórum.

Infraestutura

Além de encurtar distâncias, facilitar o escoamento da produção e servir como rota para chegar de forma mais rápida e segura até a capital a Rodovia da Serra, extensão da BR-448 até o entroncamento da RS 240, em Portão trará benefícios diretos para Serra Gaúcha. Com objetivo de sensibilizar o governo federal para necessidade desta obra o coordenador Pró- Rodovia da Serra, Jaime Farina, entregou o documento com a demanda para de Deputada,  juntamente com o Prefeito Guilherme Pasin.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola