Por Márcia Corrêa

Psicanalista
Reg nº 11831

A medida em que a data do vestibular se aproxima, é natural que a tensão e o nervosismo aumentem. Alguns alunos costumam pensar que, nesse momento, o mais importante é focar a atenção apenas nos estudos. Contudo, apesar de ser uma tarefa importante, não é a única forma de se preparar.

Márcia Corrêa 15

O sucesso no vestibular está associado a fatores físicos, alimentares, emocionais e acadêmicos. São os chamados fatores críticos de sucesso para o vestibular, neste momento estar preparado emocionalmente também é imprescindível para obter um bom desempenho nas provas. Saber lidar com a ansiedade, o medo e a tensão é tão importante quanto estar em dia com o conteúdo.

Estar com o emocional bem trabalhado, é possível aumentar a capacidade de concentração e aprender a lidar melhor com a ansiedade. Visto que, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse, diminui também as chances de ter os famosos “brancos” durante as provas. Uma crise de ansiedade na hora da prova poderá ser difícil de ser controlada, já que ela pode se retroalimentar. Com medo de que o nervosismo o atrapalhe, é possível que o estudante fique ainda mais ansioso e os efeitos deste sentimento podem afetar seu desempenho.

Nesta fase é importante dar atenção aos fatores emocionais limitantes, trabalhar os pontos fracos costuma ser decisivo. Programar o seu cérebro de forma positiva, pode ser um fator importante para o sucesso final.

Para isso, a terapia psicanalítica é uma excelente ferramenta e um suporte importante neste momento. Identificar a origem de determinado comportamento e/ou reação, é possível através de um trabalho que possibilite acessar conteúdos inconscientes – isto é, acessar o desconhecido. A escuta atenta do psicanalista faz com que questões reprimidas venham à tona, liberando os sentimentos bloqueados incitando-o a produzir seu próprio saber.

Vale ressaltar, que uma terapia psicanalítica não é somente destinado para tratar algum descontrole emocional, mas também uma ferramenta para quem deseja se conhecer melhor e descobrir novas perspectivas de vida. Visto que a psicanálise apresenta resultados significativos no alívio de sofrimento psíquico, possibilitando o sujeito se reinventar