Os professores das séries iniciais rede municipal de ensino beneficiados pelo Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está há dois meses sem receber a bolsa auxílio do governo federal. Segundo a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques explica que foi divulgado no início do ano que seriam pagas 10 bolsas e que o repasse seria mensal, porém por falta de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assim estão em atraso.
O PNAIC é um programa do Governo Federal e paga bolsas aos orientadores de estudos e aos professores alfabetizadores que participam da formação, porém este repasse da bolsa é feito diretamente ás contas abertas para este fim em nome dos professores pelo FNDE.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem por objetivo contemplar 500 mil professores, nos 26 Estados e no Distrito Federal, através da formação continuada em serviço dos docentes com a parceria de 40 universidades, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os educadores. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a lançar o pacto, mais de 25 mil professores de ensino médio da rede estadual receberão formação.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 14.