A venda no varejo em valores nominais também foi positiva em 2,4%

 O otimismo da indústria gaúcha de móveis, em 2018, foi concretizado com números positivos, apontados no relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, com dados de dezembro de 2018 e janeiro de 2019. O documento foi produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

No acumulado do ano, a produção industrial no Estado cresceu 4,5% de acordo com dados do IBGE, totalizando 84,8 milhões de peças produzidas. De acordo com o presidente interino da Movergs, Rogério Francio, o setor moveleiro sofreu muito em 2018 devido à crise que assola o Brasil. “Várias empresas precisaram fazer a lição de casa e ela partiu desde o remanejamento de pessoas, análise de investimento não só em tecnologia, mas em outras atividades, grandes negociações com fornecedores de matéria-prima”, destaca.

Quanto a 2019, Francio ressalta que há uma confiança muito maior por parte do empresário, não apenas pelo movimento na política, na economia, mas pela credibilidade que se está encontrando de toda a cadeia produtiva moveleira. “Há sintomas de que as coisas devem partir para o rumo do crescimento. Alguns indicadores econômicos nos mostram isso, o que gera credibilidade e nós acreditamos que vamos ter sim um 2019 já voltando a dar sinais de recuperação para o setor moveleiro”.

Exportações

Analisando a balança comercial do estado do Rio Grande do Sul, no mês de dezembro as exportações apresentaram queda de 3,5%, atingindo US$ 19,2 milhões. Em janeiro, as exportações recuaram 43,9%, resultando em US$ 10,8 milhões.

Dentre os estados exportadores de móveis, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são responsáveis por 55,6% dos valores exportados em janeiro de 2019. São Paulo foi responsável por 2,0% dos valores exportados.

Analisando os países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul em janeiro, os Estados Unidos em primeiro lugar, com 15,2% dos valores exportados em janeiro, seguido pelo Uruguai com 15,1% e pelo Peru, com 13,5%.

Consumo aparente

No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, o consumo aparente no estado do Rio Grande do Sul registrou alta de 8,6%. Entretanto, analisando os dados de dezembro, o volume foi de 6,1 milhão de peças, registrando redução de 27,2% em relação a novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Evandro Soares