Até o dia 22 de setembro, crianças de zero a cinco anos incompletos e de nove a 14 anos poderão colocar as vacinas em dia. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação e contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis. O dia D, realizado no sábado, 16, cerca de 940 crianças e adolescentes foram até as Unidades de Saúde do município para realizarem as aplicações ou atualizarem suas cadernetas de vacinação. O número é pequeno, se comparado ao número populacional. Fatores como o clima influenciaram na baixa procura. Equipes seguem trabalhando até a próxima sexta-feira.

Enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rosa. Foto: Reprodução

De acordo com o enfermeiro e Coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rosa, as vacinas oferecidas gratuitamente para a população, protegem contra 17 tipos de doenças. Segundo Rosa, a maioria das crianças e adolescentes que compareceram até o momento nos postos de saúde não precisaram realizar nenhuma nova aplicação. “Quem foi até as nossas Unidades de Saúde recebeu orientações e, devido estarem com a vacinação em dia, só fizeram a avaliação das carteiras de vacinação, a fim de certificar que os esquemas vacinais estavam regularizados”, explica.

Questionado sobre a baixa procura, Rosa acredita que devido à chuva do final de semana, o número foi mais reduzido. No entanto, com a mudança no tempo, a procura será maior. O coordenador ressalta a importância em estar com os dados atualizados e as vacinas em dia. “A campanha de multivacinação segue até a próxima sexta-feira (22). Os pais que ainda não tiveram a oportunidade de levar seus filhos para avaliar as carteiras de vacinas poderão procurar as unidades de saúde dos bairros, durante esta semana, no horário comercial”, pontua.

Ministério da Saúde quer imunizar 53%

Além da aplicação de doses e atualização da carteirinha, 18 Unidades de Saúde de Bento permanecem atendendo na campanha até o dia 22. Foto: Reprodução

A campanha de multivacinação em todo o país tem um grande desafio: levar aos postos 53% das crianças e adolescentes que estão com o cartão de vacina incompleto. As autoridades de saúde estão apelando para a consciência dos pais, que são de uma geração que nem chegou a ter contato com algumas doenças, graças às vacinas. O esforço agora é para convencer todo mundo a não ficar vulnerável para um possível surto de doenças, que até então, estavam desaparecidas no país.

Informações

* De 11 a 22 de setembro de 2017: Unidades de Saúde estarão abertas no horário das 7h30min às 11h30min – 13h30min às 17h30min;

* A UPA 24 Horas da Secretaria da Saúde não administrará vacinas durante a Campanha de Multivacinação;

* O público-alvo inclui todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos;

* Os pais devem levar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação das crianças e jovens;

* Os vacinadores nas Unidades de Saúde farão a avaliação das carteiras de vacina. As vacinas que estiverem em atraso serão aplicadas e atualizadas.