Na semana do Dia das Mães, o Procon estará orientando comerciantes e consumidores. A ação pretende esclarecer, dentro da sua área de competência e atribuição, as dúvidas existentes ou que surgirem na hora da compra. “O consumidor tem direito às informações claras e precisas sobre preço, condições de pagamento à vista ou a prazo, incluindo os juros, composição do produto, prazo de validade, informações no caso do produto apresentar algum risco à saúde e segurança do consumidor e tempo de garantia do produto, além disso, sobre a política de troca de cada estabelecimento”, destaca a coordenadora do Procon, Karen Battaglia.

Antes de realizar qualquer compra ou contratação é importante seguir algumas dicas:

*Consulte preços, cuidado com promoções onde os valores estão muito abaixo do mercado.

*No caso de compras pela internet verifique se o site possui reclamações.

*Para orientar os consumidores, o PROCON/SP divulgou a lista de sites de lojas mais demandados a nível nacional que devem ser evitados. Para acessá-la, clique aqui.

*Toda informação prestada no ato da venda integra o contrato de consumo, portanto, exija a informação por escrito; Solicite a nota fiscal do produto; Não assine contratos em brancos; Peça uma via do contrato assinado pelas partes envolvidas;
Evite comprar por impulso; Pesquise preços antes de realizar qualquer compra; Pesquise também as formas de pagamento, a incidência de eventuais taxas de juros, número de prestações, valores das prestações, preço total à vista e preço total com o financiamento;

Política de Troca

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos, exceto no caso de vícios não sanados no prazo de 30 dias. Contudo, se o estabelecimento ofertar a possibilidade de troca do produto, deve cumprir a oferta, como também, tem o dever de informar ao consumidor, no ato da venda, sobre as condições de troca.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer-lo diretamente no órgão Municipal que fica localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca – Centro. Informações no (54) 3055-8544 (Segunda a sexta: 8h45min às 11h45min | 13h30min às 17h45min)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social