O Dia das Crianças está chegando e a procura por brinquedos aumenta no comércio e também na internet. De acordo com o Procon, os brinquedos educativos que estimulem à coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização deverão ser os mais procurados.

O alerta é para que o produto deva trazer informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia.

O Procon orienta que a embalagem deva conter informações como identificação do fabricante e instruções de uso, principalmente o selo de certificação do Inmetro, pois indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. “Brinquedos sem o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança, podendo ocasionar acidentes ou serem prejudiciais à saúde”, ressalta a coordenadora Karen Battaglia.

Caso o brinquedo apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor tem até 30 dias para realizar a troca e entregar o produto em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre: a troca do produto; o abatimento no preço; ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender e desistir no prazo de sete dias, contados da data de compra ou do recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado sempre por escrito, mas pode ser feito por outros canais de atendimento disponibilizados pelo fornecedor, tais como telefone, chat ou e-mail.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social