O Procon Municipal alerta para práticas usadas por golpistas que aproveitam da inocência de alguns cidadãos para aplicar golpes de falsos empréstimos bancários, solicitando antecipações de valores.

Registros de ocorrências desse tipo de prática já foram observados em outros anos. As manobras começam quando os golpistas entram em contato com o cidadão, muitas vezes através de ligações telefônicas, realizando anúncios de falsos empréstimos bancários, com a oferta de dinheiro sem burocracia.

“No decorrer do processo de solicitação de empréstimo o atendente passa a solicitar depósitos para agilizar o procedimento e liberar supostas quantias, sem “descontos”. Quando o acordo é fechado, a promessa é de que o dinheiro caia na conta corrente do cliente em poucos minutos. Como o dinheiro não aparece, o cliente retorna a ligação diversas vezes e é informado de que precisa fazer mais depósitos, em quantias variadas, por questões diversas, em contas também diferentes e assim vão iludindo o cidadão e arrancando do mesmo, mais e mais dinheiro”, explica a coordenadora do Procon, Karen Battaglia.

Por isso, os consumidores devem ficar atentos, sempre que for ordenado um pagamento para receber um empréstimo. Nenhum Banco solicita depósito antecipado para liberar o dinheiro solicitado.

Sempre que necessitar de algum empréstimo ou financiamento, procure sempre uma Instituição Financeira, jamais deposite qualquer quantia para alguém, sob esta alegação, para que se tenha a certeza de um negócio seguro e lícito.

O Procon ressalta que, embora os golpistas solicitem o depósito em contas de pessoa física, para a divulgação do falso empréstimo, alguns utilizam nomes de pessoa jurídica e CNPJ´s, o que pode ajudar na busca, identificação e responsabilização dos estelionatários, porém o caminho e tempo para a solução do problema podem ser longos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social