As tentativas de evasão do sistema penitenciário são comuns em qualquer lugar do mundo. No entanto, o Brasil apresenta índices que preocupam. O último grande estudo realizado no País sobre o tema, pelo Conselho Nacional do Ministério Público, foram mais de 20 mil fugas no período de um ano, entre 2012 e 2013. Em Bento Gonçalves, a situação não é diferente. Nos últimos meses, várias tentativas foram registradas. A última delas na semana passada, quando um preso tentou fugir, mas acabou recuperado.

De acordo com o delegado da 7ª Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) de Caxias do Sul, Roniewerton Fernandes, tentativas de fuga são inerentes ao preso que está recolhido. “É uma situação que ocorre diariamente em qualquer casa de detenção”, explica.

Para ele, as tentativas sempre vão existir. No entanto, a situação atual em que se encontra o Presídio Estadual de Bento Gonçalves favorece essas tentativas. “Como estamos em reformas, isso faz com que torne-se um fato mais frequente”, aponta o delegado.

Em função disso, e também para aproveitar as obras, a Susepe já solicitou providências para diminuir os índices. Deverão ser instaladas redes de proteção e serão feitas melhoras estruturais nos muros da casa. “A solicitação já foi encaminhada para o departamento de engenharia da Susepe, mas não temos prazo para execução”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 20 de agosto