A ressocialização dos presos do sistema penitenciário na sociedade passa diretamente pela educação. No Presídio Estadual de Bento Gonçalves, não é diferente. Os diversos trabalhos desenvolvidos na casa ajudam a dar melhores condições ao detento.

De acordo com o diretor do Presídio, Evandro Simionato, existem servidores técnicos, uma psicóloga, além de assistentes sociais, que trabalham para ressocializar o apenado. “O trabalho é feito em conjunto com a administração da casa”, destacou ele.

De acordo com a gestora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens Adultos – Cultura Popular do Presídio de Bento, Isabel Longui Kunzler, os presos recebem aulas de ensino médio e fundamental. “A escola vem para abrir uma nova porta para a ressocialização. Assim, aumentam as possibilidades de um novo trabalho ao sair”, afirma.

O trabalho do ensino fundamental, de acordo com Isabel, é basicamente de alfabetização, já que muitos presos não sabem ler. Já os presos que fazem aulas referentes ao ensino médio, também podem prestar provas referentes ao Exame Nacional do Ensimo Médio – Prisional. “É importante deixar claro que esse Enem não tem nada a ver com o que é prestado por estudantes regulares. Ele serve apenas para validar o Ensino Médio do preso”, ressalta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 17 de agosto