Os 10 detentos transferidos do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) na última revista geral, realizada em novembro, devem permanecer pelo menos mais 60 dias fora da Casa de Detenção. A informação foi confirmada pela administração. Na ocasião, 10 foram transferidos pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Na ocasião, sete presos foram transferidos para Caxias do Sul, enquanto os outros três foram encaminhados para Santa Maria, na região central do Estado. A ação contou com a participação do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), a Divisão de Inteligência Penitenciária, agentes ligados à 7ª Delegacia Penitenciária Regional (Serra) e membros do Grupo de Ações Especiais.

Conforme a administração do Presídio, os três presos transferidos para Santa Maria em novembro devem permanecer na Casa de Detenção da região central por, pelo menos, mais 60 dias. A solicitação foi feita pela própria direção do PEBG. Após o encerramento do período, a administração irá solicitar junto à Susepe nova transferência, para outra casa de detenção do Estado.

Já os sete detentos encaminhados para Caxias do Sul seguem no Presídio do Apanhador, para onde foram encaminhados durante a transferência. Conforme a direção, eles seguirão na Casa por tempo indeterminado, já que a superlotação é uma realidade também no Presídio de Bento Gonçalves.

Além dos sete presos transferidos para Caxias do Sul durante a revista geral, Bento soma mais detentos da comarca no maior município da Serra. Conforme a administração, são 32 detentos da Capital do Vinho ao total, momentaneamente alocados em Caxias do Sul.

A situação, antes da revista-geral e da transferência dos detentos, era algo que preocupava a direção do Presídio e outras pessoas ligadas ao serviço penitenciário. Conforme o administrador da Casa, José Marcio da Rosa Oliveira, a situação melhorou após as mudanças providenciadas pela Susepe. “A situação ficou mais tranquila depois das transferências”, comenta ele.

Transferências e revista geral foram realizadas em novembro: relembre

http://jornalsemanario.com.br/apos-denuncias-susepe-realiza-acao-no-presidio-estadual-de-bento-goncalves/