Dentro de sete meses, Bento Gonçalves será anfitriã de um dos mais expressivos encontros de negócios para a cadeia produtiva de madeira e móveis: a Fimma Brasil. De 16 a 20 de março de 2015, as atenções do setor voltam-se para as novidades e soluções que serão apresentadas no Parque de Eventos pelas mais de 600 marcas expositoras esperadas na 12ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. Até lá, muito trabalho será realizado a fim de oferecer aos participantes as melhores oportunidades do setor e as condições ideais para aproveitá-las. Esse é o desafio da diretoria da FimmaBrasil 2015, que sob o comando de Volmir Dias, tem a missão de construir um evento de excelência em organização, em serviços e, principalmente, em resultados. A seguir, o presidente fala sobre o andamento dos trabalhos para a feira e quais as principais expectativas do setor moveleiro com o evento.

Jornal Semanário: Como estão os preparativos para a Fimma Brasil 2015?
Volmir Dias: A cada edição a Fimma Brasil tem o desafio de buscar o aperfeiçoamento dos serviços que oferece aos expositores e visitantes. Esse compromisso com a evolução é permanente e continuado – afinal, uma feira que ocupa a condição de referência tem que ter o olhar focado na excelência do que é ofertado. Para a edição de 2015, nosso trabalho será pela continuidade dos acertos e pelo aperfeiçoamento dos pontos que podem, ainda, ser melhorados. Essa proposta tem como objetivo fazer da Fimma Brasil, mais uma vez, o palco para o setor apresentar soluções para a cadeia produtiva de madeira e móveis. É por isso que buscamos reunir um amplo rol de expositores e os colocamos em contato direto com um público-alvo qualificado: uma estratégia eficiente para promover e concretizar resultados.
JS: O que esperar em termos de novidades para expositores e visitantes?
Volmir Dias: No próximo ano, esperamos ter a participação de mais de 600 marcas expositoras. Cada uma delas trará, para a feira, lançamentos e propostas de inovação para o setor. Esse é o grande atrativo da feira: as novidades trazidas pelos participantes, que são os grandes protagonistas da Fimma. A nós, na condição de organizadores e realizadores do encontro, cabe a missão de oferecer as melhores condições para que expositores e visitantes aproveitem as oportunidades reunidas na feira.

JS: Estão sendo trabalhadas melhoras em questões estruturais do Parque de Eventos? Quais?
Volmir Dias: A equipe técnica da Fimma tem trabalhado no levantamento dos principais pontos estruturais a serem melhorados no Parque de Eventos. Com a definição dessas prioridades, iniciamos o processo para viabilizar sua realização. Sabemos, de antemão, da necessidade de melhoramentos na cobertura do Parque, nas vias de acesso, nos espaços de estacionamento, nas áreas de uso interno, como banheiros, além de outras questões como serviços de internet e telefonia disponibilizados para o período da feira. Temos o desafio de recuperar uma estrutura que sofre os desgastes gerados pela passagem do tempo e pela falta de um trabalho efetivo de manutenção preventiva.

JS: Uma das mais frequentes insatisfações dos visitantes da Fimma está no alto tarifário praticado pela rede hoteleira no período da feira. A Fimma Brasil está articulando soluções para essa questão?
Volmir Dias: Em um trabalho conjunto, as equipes da Movergs, entidade promotora da feira, e da Fimma Brasil têm procurado firmar parcerias com os prestadores de serviço da região a fim de oferecer condições mais favoráveis e atrativas para estimular a permanência do público visitante na cidade. Acreditamos em alianças com a iniciativa privada para tornar Bento Gonçalves um destino atraente para receber os visitantes e uma sede cada vez mais associada aos eventos de negócios. É necessário atuar também, de forma combinada, em programas de qualificação para os prestadores de serviço e em medidas corretivas para sanar as deficiências estruturais que temos e, dessa forma, preservar a realização de atividades como as feiras de negócios no município, que tanto retorno trazem para a economia da cidade e região.

JS: O município tem avançado como anfitrião de eventos da grandeza da Fimma Brasil? Que pontos ainda precisam ser melhorados?
Volmir Dias: Sempre é possível evoluir na prestação de serviços, buscando mais qualificação para atender às exigência de um público, como é o caso do moveleiro, exigente. Cada elo desse ciclo tem seu papel e suas responsabilidades diante desse desafio, a responsabilidade de promover a qualificação não pode ser delegada exclusivamente à iniciativa privada, sem o apoio do poder público no desenvolvimento de projetos de qualificação, treinamentos, etc. Da mesma forma, é necessário melhorar questões de infraestrutura para garantir o conforto, comodidade e segurança àqueles que nos visitam. Esse é um compromisso de todos e está diretamente relacionado à sobrevivência dos eventos em nossa cidade – é necessário avaliar essa questão sob a ótica do longo prazo, privilegiando o aspecto da continuidade em detrimento aos ganhos imediatos.

JS: Muitas empresas do ramo moveleiro têm praticado a redução de custos, a fim de manter o equilíbrio de suas atividades. Essa tendência de redução nos investimentos está sendo sentida pela feira? Ameaça a continuidade desse formato de evento?
Volmir Dias: A Fimma Brasil aponta os caminhos para as empresas e lança tendências para o mercado em diferentes áreas especializadas. Esse compromisso com a evolução torna a feira uma oportunidade ímpar de acesso à inovação e ao conhecimento, matérias-primas para que as indústrias alicercem seus diferenciais competitivos e, consequentemente, conquistem o reconhecimento do mercado. Além disso, muitas oportunidades são geradas durante os cinco dias do encontro, no estreitamento de relacionamento entre parceiros, fornecedores e clientes. Enquanto mantivermos o foco na eficiência desses conceitos, participar da Fimma Brasil continuará sendo um investimento promissor, que as empresas participantes podem aproveitar de forma vantajosa e transformar as oportunidades em resultados efetivos.

JS: De que forma a realização da Fimma Brasil pode contribuir para que o setor moveleiro retome o ritmo da expansão?
Volmir Dias: Para as indústrias, a Fimma Brasil é a oportunidade de conhecer o que há de mais atual em máquinas, matérias-primas e acessórios. Ali estão reunidas as tendências, inovações e soluções disponíveis para quem produz. Além de contribuir com a exibição de novidades, tecnologia e conhecimento para o setor, a realização da Fimma estimula o investimento nos diferenciais capazes de agregar melhores condições de competitividade, e consequentemente, de expansão e desenvolvimento para o segmento a médio e longo prazo.

JS: Cite os principais motivos pelos quais a Fimma Brasil 2015 é uma boa opção para os expositores e para os visitantes:
Volmir Dias: A Fimma é reconhecida como excelente oportunidade para a cadeia produtiva de madeira e móveis consolidar importantes negócios porque reúne todos os elos do setor durante cinco dias de contato direto. Além disso, apresenta as novidades para a indústria do segmento e cria condições para que expositores e visitantes mantenham o foco na solidificação de parcerias. Cito quatro motivos que confirma essa proposição:
1 – Incentivo à ampliação de mercado: A Fimma favorece a expansão dos negócios internacionais colocando seus expositores em contato direto com importadores de todo o mundo durante as rodadas do Projeto Comprador, com reuniões pré-agendadas por foco de interesse.
2 -Exposição em uma vitrine mundial: A Fimma recebe visitantes vindos de todo o país, e de mais de 40 países. Quem participa fortalece sua marca no âmbito global, amplia a rede de contatos para negócios e parcerias em potencial.
3 – Contato com a inovação: a Fimma concentra a vanguarda da cadeia produtiva de madeira e móveis com lançamentos trazidos pelos expositores. Participar da feira é a melhor estratégia para conhecer as novidades que farão a diferença nos parques fabris do setor.
4 – Credibilidade: a Fimma Brasil tem mais de vinte anos de credibilidade no setor moveleiro com geração de oportunidades para o desenvolvimento da cadeia produtiva. A promoção é da Movergs, uma das mais sólidas e atuantes entidades de classe do país.

JS: Pessoalmente, o que pensa sobre a experiência de presidir a Fimma Brasil?
Volmir Dias: Sem dúvida é um grande desafio, da mesma forma que essa é uma experiência inigualável pelas oportunidades de crescimento pessoal e profissional que o cargo exige. O contato com as pessoas – colegas de diretoria, da Movergs e demais parceiros – é uma grande fonte de aprendizado, um privilégio enriquecedor. Tenho ao meu lado pessoas muito experientes e qualificadas, que certamente contribuirão para o êxito desse projeto, cujos resultados trarão benefícios para todo o nosso setor.