Cultura Regional

Prendas e peões da 11ª Região Tradicionalista serão escolhidos neste sábado, 29

Ranieri Moriggi
Escrito por Ranieri Moriggi

Neste sábado, 29, a 11ª Região Tradicionalista elege as primeiras prendas e peões que durante um ano trabalharão em nome das tradições gaúchas e atuarão como líderes, criando ações e projetos para a divulgação da cultura rio-grandense. O dia é também de despedida para um time de prendas e peões, que passam os cargos aos seus sucessores. A etapa regional da 50ª Ciranda Cultural de Prendas e o 32º Entrevero Cultural de Peões ocorrem no Parque da Fenachamp e no CTG Sentinela da Serra e deverão receber prendas e peões das entidades tradicionalistas pertencentes à região.

Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Serra, de Garibaldi, entidade de origem da atual 1ª prenda da região, Janine Custódio Panno, o evento reunirá 37 concorrentes. As primeiras atividades de avaliação ocorreram no final de semana passado. Durante o certame, os candidatos realizam provas sobre história e geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore; oralidade, com tema sorteado 15 minutos antes da apresentação; prova artística que inclui a dança tradicional e de salão; declamar, cantar, ou tocar um instrumento musical; Mostra Folclórica, com tema pré-determinado, e também a parte campeira para peões e guris.

Para chegar nesta fase, os concorrentes já passaram por avaliação através de relatório, comprovando a vivência tradicionalista, os projetos realizados em suas comunidades, bem como as participações em eventos regionais e estaduais.

Bento-gonçalvenses vão estar participando

Além de Garibaldi, outros 23 municípios integram a 11ª Região Tradicionalista. São eles: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guabijú, Guaporé, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, São Vendelino, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Dez bento-gonçalvenses participam, nas modalidades Prenda Mirim, Juvenil e Adulta, Piá, Guri e Peão Farroupilha. Confira:

Prenda Mirim

  • Thálita Monteiro Varge – CTG Laço Velho
  • Marina Krefta Zanin – CTG Gaudério Serrano
  • Eduarda Brandão Prates – CTG Herdeiros da Bombacha

Prenda Juvenil

  • Laura Stein – CTG Laço Velho
  • Bianca Machado de Boaventura – CTG Gaudério Serrano
  • Júlia Alves Lippert de Almeida – CTG Herdeiros da Bombacha

Prenda Adulta

  • Natália Pan da Rosa – CTG Gaudério Serrano

Piá Farroupilha

  • Rafael Beltran Tumelero – CTG Laço Velho

Guri Farroupilha

  • Kauan de Borba – CTG Herdeiros da Bombacha

Peão Farroupilha

  • Luiz Cassol Ferrigo – CTG Herdeiros da Bombacha

Sobre o autor

Ranieri Moriggi

Ranieri Moriggi

geral3@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário