Produto apresentado em competição na Itália garantiu a segunda colocação que reuniu trabalhos de todo o mundo

O projeto do bento-gonçalvense Yuri Kozowski e do seu sócio, Paulo Biondan, de Caxias do Sul, ambos designers de produto com especialização em gerenciamento de projetos, conquistou a segunda colocação na edição da Valtra Design Challenge 2018, concurso que é referência global na apresentação de projetos de máquinas agrícolas, realizado em Bolonha, na Itália. O resultado dos vencedores foi divulgado na quarta-feira, 7 de novembro. O projeto brasileiro apresentou as tendências para o setor e foi avaliado com grande potencial para ser referência nos mercados mundiais.

Durante a noite de premiações, os projetos foram divulgados e apresentados através de imagens e vídeos, onde as características e os mecanismos de automação foram destacados. A máquina de Kozowski e Biondan, intitulada V-ICON se destacou na avaliação da comissão pela sua simplicidade. Na opinião dos jurados, o trator brasileiro foi considerado um genuíno embaixador da simplicidade. “As diferentes opções de envolvimento do operador também permitem liberdade para diversas aplicações, desde o controle remoto até o drive totalmente autônomo, pois pode ser tornar um robô tomando suas próprias decisões”, explica a nota avaliativa emitida pela banca.

De acordo com o descritivo apresentado pelos autores do projeto, o trator é uma máquina agrícola multifuncional e versátil para trabalhar o ano todo em pequenas e grandes propriedades com uma montagem simplificada, de otimização dimensional e uma nova proposta para o uso de suas forças, podendo ser operado com a participação humana ou pelo sistema wireless. “Acreditamos que até 2030, o mundo terá maiores necessidades para solucionar a crescente busca por alimentos e com essa previsão vemos um cenário com mais diversidade nas fazendas, aumentando a demanda por pequenas máquinas capazes de funcionar como as grandes sem precisar de uma variedade de maquinaria. Porque neste caso, menos é mais”, garante Kozowski.

Foi baseado nos conceitos de simplicidade que os brasileiros trabalharam para a idealização do projeto, alcançando a segunda colocação e recebendo elogios dos avaliadores e dos próprios empreendedores, designers e autoridades do setor que estavam presentes na premiação. “Com base nesse cenário buscamos inspiração em um contexto já experimentado pelos ancestrais do atual agricultor, quando foi necessário utilizar a força animal e a partir dessa expertise, desenvolvemos um equipamento que pode realizar todas as atividades necessárias. Essa diversidade irá alterar as rotinas no dia de trabalho das fazendas e será necessário se adaptar a elas com agilidade nas ações”, pontua Kozowski.

A dupla de sócios já possui uma caminhada no setor. Kozowski já atua há mais de 15 anos e Biondan, há cerca de 25. Juntos, eles desenvolvem projetos de produtos para indústria em geral, principalmente automotiva, agrícola e de maquinário.