A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb), promove nesta terça-feira, 25 de agosto, mais uma audiência pública para debater a revisão do Plano Diretor. Ela é o principal instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana do município que é realizada desde outubro de 2014 pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS). Desta vez, será apresentada uma pré-proposta do texto final para elaboração do Projeto de Lei que, posteriormente, será enviado para a Câmara Municipal de Vereadores para ser votado.

Desenvolvido por técnicos de várias áreas com dados colhidos no município e respaldado pela população que compareceu em audiências públicas, ou que enviou sugestões diretamente para a Prefeitura, o Plano Diretor é muito importante para definir os caminhos do desenvolvimento da cidade e de sua população, auxiliando no desenvolvimento de várias áreas, como definição dos núcleos habitacionais, expansão urbana, implantação do zoneamento urbano e ordenamento de ruas, avenidas e ciclovias, do trânsito e dos loteamentos, entre outros benefícios.

De acordo com o diretor do Ipurb, Luciano Cavalet, a população terá mais uma oportunidade para participar da elaboração do documento final. “Será apresentado um esboço do plano, já contemplando sugestões encaminhadas pela sociedade, mas a participação de todos é muito importante uma vez que texto final ainda não está pronto”, destaca.

A revisão do Plano Diretor integra o conjunto de ações pertencentes ao programa estruturante de governo “Nova Cidade”. O atual Plano Diretor Municipal foi constituído em 26 de outubro de 2006 pela Lei Complementar nº103 e conforme o Estatuto das Cidades deve ser reavaliado a cada dez anos.