O prefeito Guilherme Pasin determinou em reunião com seus secretários uma redução de 25% nos gastos das secretarias municipais. A decisão foi tomada devido à falta de repasses de recursos federais e estaduais para o município. A medida visa garantir que as contas públicas fechem no azul no final do ano.

Segundo Pasin, o município chegou ao seu limite, pois vem mantendo serviços, principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, com recursos próprios, aguardando um repasse futuro do Governo do Estado e também do Governo Federal. Como a previsão de repasse das verbas é incerta, o prefeito convocou uma reunião na quinta-feira, 27 de agosto, com todo o secretariado para anunciar a decisão de iniciar os cortes nos gastos. Coube ao secretário de Finanças, Marcos Fracalossi, explicar a atual realidade financeira da prefeitura para que os demais secretários entendessem a necessidade urgente da contenção de gastos.

A ordem do Executivo é que as diárias só sejam utilizadas por funcionários que realmente necessitem do benefício, como os motoristas de ambulância, por exemplo, atingindo uma redução de 80%. As horas-extras foram cortadas e ficam proibidas para todos os setores. Também serão demitidos 30% dos funcionários terceirizados existentes em cada secretaria, além de alguns cargos de confiança que atuam nos diversos setores da prefeitura.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 29 de agosto.