Bento Gonçalves foi premiado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) com o “Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet”. O portal da prefeitura foi avaliado pelo Corpo Técnico da Casa e atingiu a pontuação exigida para a concessão de diploma e selo digital. Na segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Guilherme Pasin receberá o prêmio em cerimônia a ser realizada no auditório Romildo Bolzan, do TCE, em Porto Alegre.

O prêmio faz parte da campanha “Transparência, faça essa ideia pegar” e tem por objetivo enaltecer os sítios de Executivos e Legislativos municipais gaúchos que se destacaram no quesito “transparência ativa”. A partir da próxima semana, o site do Executivo irá exibir o selo digital, certificado pelo TCR-RS, que atesta a prefeitura como uma das instituições públicas mais transparentes do Estado.

O prefeito lembra a importância da implantação de ferramentas com o intuito de dar mais transparência aos atos da administração pública. “Além do site, que foi totalmente remodelado em nossa administração, criamos outros mecanismos de informação com a população e de interatividade como o aplicativo para smartfones – Urbotip. Também investimos mais recursos no aparelhamento da ouvidoria e criamos a Unidade Central de Controle Interno do município formada por servidores de carreira”, ressalta.

O ranking será divulgado durante a cerimônia. Entre os dados avaliados pelo Tribunal, está a disponibilização de informações organizacionais, como endereços e telefones das unidades, e disponibilização de informações detalhadas sobre licitações, contratos e registros de despesas como também ações de saúde, educação, saneamento básico, veículos, e os imóveis adquiridos pela instituição.