Muito próximo de se garantir entre os quatro melhores do país, time de Bento joga em casa pelas quartas de final do Super 16


Os quatro semifinalistas do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Super 16, serão conhecidos ao fim da tarde de sábado, 29. Um deles pode ser o Farrapos Rugby Clube, que possui grande vantagem sobre o Charrua Rugby Clube, obtida no jogo de ida da fase.

Apenas um cenário improvável será capaz de impedir, mais uma vez, a chegada do Farrapos no grupo dos quatro melhores times do rugby nacional. No fim de semana passado, o time bento-gonçalvense venceu o rival porto-alegrense pelo placar de 34 a 13.

Ainda que tenha havido o triunfo, o técnico do Farrapos, Javier Cardozo, pontuou que há o que melhorar para o próximo desafio. “Não conseguimos produzir o que esperávamos e jogamos abaixo de nosso nível; eles mostraram muita vontade e nos pressionaram no primeiro tempo. Acredito que agora vamos ter uma postura mais agressiva desde o início do confronto”, analisou e também projetou o argentino.

Em decorrência da vantagem obtida no primeiro confronto, o Farrapos só deixaria de obter classificação em caso de derrota por, pelo menos, 22 pontos de diferença. O Charrua, porém, não vence o clássico estadual há cerca de nove anos. Questionado sobre a possibilidade disso interferir no grupo para a partida desta tarde, Cardozo rechaçou. “Aprendemos a viver jogo a jogo e aproveitar este processo que deixa cada jogador melhor. Acreditamos na nossa capacidade, independentemente de quem esteja na frente”, garante. O técnico e também jogador do time de Bento Gonçalves ainda confidenciou o planejamento do clube de não perder nenhum jogo na temporada.

Farrapos Rugby Clube e Charrua Rugby Clube decidem vaga à semifinal do Campeonato Brasileiro às 15h, no Estádio da Montanha. A entrada é franca.

Outros duelos

Dono da melhor campanha do nacional, o Curitiba Rugby foi surpreendido pelo Desterro, em Florianópolis/SC. Agora, em casa, os paranaenses terão de vencer por pelo menos 22 pontos de diferença para garantir a classificação à semifinal do Super 16. Quem também tem vantagem considerável é o Pasteur, que bateu o atual campeão Jacareí no primeiro confronto e poderá ser derrotado por até sete pontos que estará entre os quatro melhores.

O duelo mais equilibrado e sem grande favoritismo será em São Paulo. Em casa, a Poli Rugby precisará vencer o rival do estado São José Rugby por dois pontos de vantagem, já que o primeiro confronto ficou em 30 a 29 para o clube de São José dos Campos. A expectativa é de que o duelo seja emocionante até o apito final.

Assim como a partida entre os clubes gaúchos, todos os outros jogos das quartas de final do Super 16 acontecem na tarde de sábado.


Foto: Lucas Delgado