Um novo período para inscrições de candidatos interessados em participar do processo para escolha dos novos conselheiros tutelares de Bento Gonçalves foi definido. Pelo prazo legal, apenas 11 candidatos foram homologados para participar do processo que ocorre neste ano. Os nomes foram habilitados após análise documental e foram deliberados pela comissão eleitoral por atenderem os requisitos exigidos no edital.

De acordo com a publicação divulgada no Diário Oficial Eletrônico (DOE), por não ter sido atingido o número mínimo de 15  pretendentes devidamente habilitados, o certame reabriu o prazo de inscrições para novas candidaturas, que iniciou na terça-feira, 14 e segue até 24 de maio.

Após a homologação final dos candidatos, ocorre a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos para a função. Os aprovados nesta etapa participarão do processo eleitoral que ocorre no dia 6 de outubro. Conforme as normativas do pleito, os cinco candidatos mais votados serão nomeados e empossados como conselheiros tutelares pelo Chefe do Poder Executivo Municipal e os demais serão considerados suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação.

Aos eleitos, o mandato inicia em 10 janeiro de 2020 e segue até 10 de janeiro de 2024.