A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves está muito próxima de ser entregue para as autoridades de segurança, que aguardam com expectativa a sua conclusão, o que deve ocorrer no mês de abril. Porém, a ida até a nova casa prisional também precisa passar por obras de asfalto, algo que não deve ocorrer até o início de suas atividades.

Para chegar até a Linha Palmeiro, local onde estará a casa prisional, é necessário ingressar pelas vias do bairro Barracão. A partir de então, principalmente ao entrar na Rua Avelino Signor, os problemas iniciam. A via não apresenta calçamento em sua totalidade, sendo formada basicamente por pequenas pedras misturadas ao chão batido, o qual possui uma série de imperfeições. Isso sem contar a sinalização, pouco clara, principalmente à noite e durante o dia, pela poeira.

A situação da via foi abordada pela reportagem do Semanário na série “Pelos bairros de Bento”. Na oportunidade, o porta-voz do caso foi o morador Itacir Ernesto Cusin. “Está muito difícil, a passagem de caminhões e carros faz com que a poeira suba. Temos que deixar tudo fechado dentro de casa para que a coisa não fique pior. Fora, temos que lavar a calçada duas, três vezes por dia tamanha a poeira e sujeira”, garante.

Cusin, ainda lembrou que o presídio estava próximo da entrega. “Agora veio o maior investimento perto de nós, o presídio, eles serão obrigados a fazer asfalto e sinalizar melhor. Aqui na frente, por exemplo, pedi autorização para fazer um quebra-molas e eles colocaram a sinalização. Essa via será muito mais movimentada a partir da inauguração, tomara que façam algo”, observa.

A prefeitura de Bento, informou a reportagem, através do Secretário de Segurança, José Paulo Marinho que está em busca de uma solução para a via de acesso ao presídio. “A prefeitura estuda a possibilidade de recapear através de uma parceria com os municípios, que integram a área de abrangência do Presídio Estadual. A prefeitura está realizando a manutenção do trecho”, esclarece.

Presídio segue com data para abril 

Com relação a nova casa prisional, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou que ela será entregue e aberta em abril, como constava no último cronograma anunciado. Porém, Susepe e prefeitura deixam a data certa para a inauguração em compasso de espera.