A partir de quarta-feira, 4 de setembro, a população poderá eleger as obras, projetos e demandas que deverão receber recursos do Governo do Estado, através da Consulta Popular 2019. A votação segue até o dia 6 de setembro e será por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS. As prioridades da Serra foram definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015 – 2030.

Para participar, os eleitores deverão ter domicilio eleitoral no Rio Grande do Sul, podendo escolher apenas um dos Programas ou ações que estarão na célula de votação. Os eleitores podem votar por meio do número do título de eleitor, através do site da Consulta Popular, presencialmente nas urnas que estarão disponíveis.

O eleitorado dos 32 municípios da região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) poderá escolher três entre cinco áreas – inovação nas empresas, incentivo a agricultura familiar, turismo regional, competitividade produtiva e capacitação ambiental. O investimento total de R$ 628 mil será dividido igualmente entre as propostas eleitas.

O Estado disponibilizará um total de R$ 20 milhões para distribuição nas regiões dos Coredes de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Confira os projetos do Corede Serra

1 – Apoiar a implantação do INOVA RS – Programa de Inovação na Região do COREDE SERRA
2 – Incentivo a Agricultura Familiar (infraestrutura rural)
3 – Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais: Metalmecânico, Moda, Moveleiro e TIC.
4 – Integrar o Turismo na Região Funcional 3 – Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra fortalecendo o Circuito Integrado de Turismo da Serra
5 – Qualificar os Servidores Municipais para o Licenciamento Ambiental

Fonte: Redação e Assessoria de Comunicação Social