Tudo começou com uma enigmática lagoinha que se formou no patamar da escada interna e que começou a corroer a madeira. O líquido tinha cor de xixi e cheirava a xixi, portanto só podia ser xixi. De quem? Provavelmente de quem não sabe usar banheiro. E pelo que me consta, aqui, em casa, todo mundo aprendeu.

Limpei. Algumas horas depois, passando pelo local, me deparei com nova lagoinha. Ora, ora, ora! Se nenhum de nós havia cantado… Opa, se nenhum de nós havia feito xixi no chão, significava que uma criatura do reino animal, muito abusada, estava querendo marcar território. Mas na minha casa? Fala sério!

Diminui a abertura das janelas basculantes da garagem para impedir a entrada do invasor, que podia ser um gato, um rato, um gambá…. Limpei novamente o chão e, a cada dez minutos, dava uma espiadela para pegar o bicho em flagrante. Lá pela décima vez… Adivinhem! A lagoinha!

Resolvi trocar de estratégia. Como não tinha máquina filmadora, coloquei talco no espaço, pra capturar as pegadas do meliante e depois fui dormir. Na manhã seguinte, nova lagoinha. E tinha cor de xixi, cheiro… Enfim, só podia ser xixi. Pegadas? Nadica de nada.

Na verdade, o talco antisséptico de chulé não foi suficiente. Então apelei para a farinha de trigo. “Cimentei” o chão com uma bela camada branca. E ainda acrescentei uma banana com casca, a melhor maneira de identificar uma raposa gulosa e atrevida.

No outro dia, tudo tinha virado uma pasta, mas sem sinais de patas. E a banana estava intacta. Seria coisa de alados? Aquilo estava me deixando maluca.

Foi aí que, numa análise microscópica, percebi gotículas brotando de uma fresta, indo cair lenta e gradualmente, sobre a madeira. E não tinha cor de xixi, nem cheiro de xixi, portanto não era xixi…

O mistério está longe de acabar. Se for infiltração, o encanador, que ainda não atendeu ao meu chamado, vai dizer. Mas, mesmo que seja, tenho uma pulga atrás da orelha… Depois que descobri as gotas, elas pararam de cair…

Enquanto aguardo o veredito, fico imaginando aqui com meus botões, se algum espírito mijão não baixou por estes lados e se, de quebra, não resolveu bagunçar o coreto… Nem Steven Spielberg teria uma ideia tão… tão… tão pueril.