Um rapaz de 22 anos, morador do bairro Ouro Verde, foi preso nesta sexta-feira, 9 de janeiro, por agentes da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). Ele é acusado de ser cúmplice do neto que espancou a avó em novembro do ano passado. Os jovens teriam atacado dona Maria Péterle de Gasperin, de 78 anos, em busca de dinheiro para comprar drogas.

Em seu depoimento, a idosa relatou que estava dormindo quando foi acordada com as agressões, por volta da meia-noite do dia 20 de novembro em sua residência no bairro Glória. Ela ficou internada até o dia 15 de dezembro. À época, o caso teve intensa repercussão nas redes sociais com o compartilhamento de imagens da vítima no hospital.

Com histórico de agressões contra a avó, Alan Cazanatto de Gasperin, 21 anos, foi preso preventivamente no dia 27 de novembro em Garibaldi. Ele continua recolhido na Penitenciária do Apanhador em Caxias do Sul.

O inquérito policial sobre o caso foi remetido ao Fórum ainda na primeira semana de janeiro. A delegada Isabel Pires Trevisan, titular da DEAM, confirmou que foi um caso de tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). “A investigação apontou que estes dois jovens agrediram a vítima com uma barra de ferro no intuito de matar ou deixá-la desacordada. Eles queriam roubar dinheiro para o consumo de drogas”, relata. O depoimento do segundo acusado deverá ser colhido na semana que vem.