Possíveis ameaças de atentado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mobilizaram forças de segurança na tarde desta quarta-feira, 20, em Porto Alegre. A Polícia Federal confirmou o pedido de acionamento feito pela universidade, após postagens em fóruns da Deep Web, que falavam sobre possíveis atentados no Campus do Vale, no bairro Agronomia.

Em um dos comentários, um usuário anônimo afirma que a segurança no local “é falha”. Em nota, a PF confirmou a solicitação da UFRGS e afirmou que “está dando o devido tratamento à informação”. Agentes se deslocaram para o local para iniciar os trabalhos.

A Universidade divulgou uma nota informando as ações preventivas e confirmando a solicitação da Agência Nacional Brasileira de Inteligência (Abin), Polícias Federal e Civil, além do setor de inteligência da Brigada Militar.

Professores foram orientados, através de um e-mail, que em casos de suspeitas ou atitudes estranhas, o procedimento deve ser feito através de comunicação à vigilância da universidade. A mensagem, de caráter interno, foi vazada para alunos e começou a circular em grupos de WhatsApp.

No começo desta tarde, a Ufrgs encaminhou uma nota oficial sobre o assunto. No texto, disse que “acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Civil e o setor de inteligência da Brigada Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna”.

Íntegra da nota: 

“A Universidade Federal Rio Grande do Sul, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu informações de ameaça de atentado no Campus do Vale, semelhante ao ocorrido em Suzano, SP. Diante disso, a Universidade acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Civil e o setor de inteligência da Brigada Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna. A UFRGS tomou essas medidas a fim de proporcionar a manutenção de todas atividades no local com segurança e tranquilidade”.

Foto: Reprodução e Secom/UFRGS