A unha encravada ou Onicocriptose como chamamos cientificamente, resulta da penetração de uma espícula (pedaço de unha) normalmente nas laterais dos dedos, e é mais comum nas unhas dos pés, o dedo mais atingido é o Halux (dedão). Em geral há infecção e formação de tecido de granulação que popularmente se chama de carne crescente ou esponjosa.

As principais causas da Onicocriptose são: Pressão, traumatismo ou corte incorreto. Pressão causada por calçados quando justos, estreitos ou de bico fino. Meias, quando pequenas ou grossas. Unhas espessas (unhas grossas) ocasionam pressão sobre a pele ao mesmo tempo em que a pele também pressiona a unha.

O traumatismo é causado por tropeções, quedas de objetos ou esmagamentos. Além do corte incorreto feito com tesouras ou alicates inadequado, e que causam lesões.

Então, seja por pressão, traumatismo ou corte incorreto é provocado um maior fluxo sanguíneo para o local, o que propicia um adelgaçamento da pele e consequentemente a ruptura da mesma, facilitando assim a penetração de bactérias, onde então surge a inflamação e posterior a infecção com secreção purulenta o que origina o crescimento de granulação exuberante (granuloma ou carne esponjosa) avermelhada e dolorosa, que se projeta sobre a lâmina ungueal (unha).

A imersão dos pés em banhos e o uso de antibióticos, antiflamatórios e pomadas são inúteis, é necessário remover a espicula que está causando dor e infecção.

O procedimento deve ser realizado por um podólogo, devidamente qualificado e autorizado, com instrumentais rigorosamente esterilizados e descartáveis. É feito primeiramente uma inspeção cuidadosa do pé onde se procura identificar a causa do problema, dados sobre a saúde do paciente (alergias, medicamentos, diabetes). Essa intervenção não é um processo cirúrgico, o podólogo experiente possui técnica aperfeiçoada no manejo dos instrumentos e com o uso do laser é quase indolor propiciando alívio imediato. Posterior a cicatrização, se necessário, usa-se órtese que são coladas sobre a lâmina e passam a fazer força de tração ou direção forçando a lâmina em um sentido contrário corrigindo assim sua curvatura.

A onicocriptose quando tratada a tempo e sob orientação de um podólogo especializado é facilmente controlada. Procedendo desta maneira estará se evitando riscos, incômodos e dor.

Rejane Meassi
Podóloga
Fone: (54) 3052.0552
9166.7280