O município de Pinto Bandeira ultrapassou os 100% de cobertura na vacinação contra a gripe. De acordo com relatórios da secretaria estadual de Saúde, a cidade alcançou a marca de 150%. Conforme a SES, em municípios menores, é comum a ocorrência de coberturas acima dos 100%, já que são utilizadas estimativas populacionais baseadas em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do registro de nascimentos. Isso representa que, na cidade vizinha, foram vacinadas até o momento 86 pessoas, 29 acima da estimativa inicial.

Para a secretária municipal de saúde, Janaíne Arpini, a mobilização realizada durante o sábado do Dia D, em 4 de maio, foi fundamental chegar a todos. “Levamos a vacinação para a praça central e tivemos uma boa adesão”, relata. “Também foi muito importante o trabalho de distribuição de materiais informativos pelos agentes de saúde nas visitas domiciliares e também nas creches e escolas”, afirma a titular da pasta.

Melhores desempenhos em municípios com até 1 mil crianças e gestantes (362 municípios no Estado)
1º – Pinto Bandeira (151%)
2º – São José do Inhacorá (124%)
3º – Eugênio de Castro (117%)
4º – São João do Polêsine (117%)
5º – Montauri (115%)

No Estado ainda faltam 380 mil crianças e gestantes

Até o momento, 460 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe, o que representa 55% de cobertura dos grupos prioritários. No entanto, ainda restam cerca de 380 mil crianças e gestantes que precisam se proteger contra a gripe (ou influenza), o que deve ser feito preferencialmente antes da chegada do inverno. A campanha está em sua reta final: se encerra em 31 de maio.

Foto: Divulgação / Erasmo Salomão / MS